YouTube: aplicativo deve lançar página exclusiva para podcasts

Nova funcionalidade será implementada lentamente.

YouTube está trabalhando em uma página especial para podcasts. Fonte: Divulgação/YouTube
YouTube está trabalhando em uma página especial para podcasts. Fonte: Divulgação/YouTube
Samuel Zadoque
Por Samuel Zadoque

O mundo dos podcasts vem se consolidando e o YouTube é um dos principais canais de distribuição deste tipo de conteúdo. Pensando nisso, a plataforma está criando uma página exclusiva para o nicho. Segundo as informações do site 9to5Google, a nova aba ainda está em processo de implementação.

Segundo o site, apenas algumas pessoas consomem este conteúdo com frequência podem ter acesso à página. Quando algum outro usuário tenta acessá-la, o erro “Esta página não está disponível. Me desculpe por isso. Tente procurar outra coisa.” é mostrado na tela.

Em entrevista ao site Engadget, o YouTube afirmou que uma versão da página está acessível para alguns usuários desde o final do mês de julho deste ano, porém, somente em agosto a empresa está trabalhando numa inserção gradativa para outros internautas.

O acesso à pagina ainda é restrito. Fonte: Reprodução/YouTube
O acesso à pagina ainda é restrito. Fonte: Reprodução/YouTube
O acesso à pagina ainda é restrito. Fonte: Reprodução/YouTube

A nova funcionalidade pode ser uma aposta da empresa frente ao crescimento expressivo do Spotify, que vem ganhando notoriedade ao adicionar o suporte para vídeos em seu aplicativo, gerando assim uma forte concorrência. É válido lembrar que a plataforma já possui uma ferramenta chamada Google Podcasts, que atua com um aplicativo independente. Logo, pode-se imaginar que haverá uma fusão entre os dois programas.

O YouTube ainda não possui uma plataforma apta para podcasts, pois apenas com a assinatura do aplicativo (YouTube Premium) é possível a reprodução com a tela bloqueada e/ou download de episódios e outras funcionalidades, gerando uma insatisfação aos usuários comuns do programa.

A ideia da página relacionada ao nicho é válida para a inserção e distribuição dos conteúdos relacionados, garantindo um potencial maior de compartilhamento para canais pequenos.

Sobre o autor

Samuel Zadoque
Samuel ZadoqueProfessor, músico, amante da arte, da cultura geek e de tecnologias em geral, sempre buscando dar o meu melhor em tudo o que faço e buscando inspirações em tudo a minha volta. Acredito numa acessibilidade geral do conteúdo.
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: