José Leôncio encara a fúria de Filó por negligência em Pantanal

O fazendeiro se entrega à sorte e espera a morte bater na porta

José Leôncio insiste na teimosia e ouve a reclamação de Filó. Foto: Reprodução/Globo
José Leôncio insiste na teimosia e ouve a reclamação de Filó. Foto: Reprodução/Globo
Marcos Henderson
Por Marcos Henderson

Um dos piores defeitos do ser humano é a teimosia, o que nos permite entender a constante presença de perfis com este aspecto em filmes, séries e telenovelas. Talvez pelo cansaço ou simplesmente por ter outros problemas em mente, José Leôncio (Marcos Palmeira) assume a teimosia como uma forma involuntária de esperar a própria morte, mas não sem antes encarar a fúria absoluta de Filó (Dira Paes), que não se conforma com a recusa do parceiro em buscar tratamento médico para seu nítido problema cardíaco em Pantanal

José Leôncio já começou a caminhar tortuosamente após um dia de trabalho e, mais recentemente, levantou a mão ao peito repetidas vezes e se retirou de reuniões importantes por indisposição e tontura. Algo está muito errado, mas o fazendeiro insiste em dizer que é apenas consequência da turbulência gerada com a junção entre os negócios e a guerra fria contra Tenório (Murilo Benício). 

Filó confessa sua preocupação a Zaquieu. Foto: Reprodução/Globo
Filó confessa sua preocupação a Zaquieu. Foto: Reprodução/Globo
Filó confessa sua preocupação a Zaquieu. Foto: Reprodução/Globo

Filó não se conforma e tenta buscar ajuda com quem passar pela sua frente, especialmente Zaquieu (Silvero Pereira) e o filho ao qual se referiu como "mula" recentemente, Tadeu (José Loreto), que chegará ao limite da paciência após ouvir repetidamente as reclamações da mãe sobre a teimosia de José Leôncio, que, como a maioria do público já sabe, encerrará sua jornada em Pantanal com um infarto e finalmente encontrará o Velho do Rio (Osmar Prado), a figura mística responsável por carregar a alma de Joventino (Irandhir Santos) e a força defensiva do Pantanal. 

O final da novela está próximo de se tornar realidade, com acontecimentos cada vez mais explosivos entre protagonistas e coadjuvantes. Familiares, peões e amigos de José Leôncio darão suas vidas pela vitória do bem contra o mal, selando de vez a aguardada derrota de Tenório. 

Sobre o autor

Marcos Henderson
Marcos HendersonPublicitário, músico e, aqui, escrevo sobre o que as diferentes culturas têm a nos dizer. Como artista, celebro a força da arte e conto histórias do entretenimento. Twitter: @marhoscenderson
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: