Instagram: Rede Social anuncia o fim de lives com vendas em sua plataforma

Funcionalidade será retirada na próxima quinta-feira (16).

Instagram irá finalizar a opção de compra em lives. Fonte: Divulgação/Instagram
Instagram irá finalizar a opção de compra em lives. Fonte: Divulgação/Instagram
Samuel Zadoque
Por Samuel Zadoque

O Instagram anunciou na última terça-feira (14), que as transmissões ao vivo no aplicativo não poderão mais realizar marcações de produtos. A medida será implementada já na próxima quarta-feira (16). Em janeiro, o aplicativo já havia desabilitado a guia de compras presente no aplicativo.

De acordo com o suporte do aplicativo, a mudança irá ajudar a plataforma a focar seus esforços em produtos e recursos que agreguem um maior valor aos usuários da rede social.

O recurso foi implementado durante a pandemia, visando impulsionar as vendas online na rede social. Junto às marcações de produtos que já podiam ser postados em feeds, stories e reels, as marcações ao vivo podem ajudar as empresas a interagir instantaneamente com os usuários, humanizando a marca perante os clientes.

Funcionalidade será desabilitada na próxima quinta-feira. Fonte: Divulgação/Instagram
Funcionalidade será desabilitada na próxima quinta-feira. Fonte: Divulgação/Instagram
Funcionalidade será desabilitada na próxima quinta-feira. Fonte: Divulgação/Instagram

No entanto, as lojas presentes no Instagram continuarão no aplicativo, mas a tendência é que elas migrem para outros aplicativos que visem uma maior comercialização dentro de suas plataformas, como o TikTok que começou a testar uma função de compra em lives nos EUA em meados de 2022.

Porém, o TikTok não é a única plataforma que está permitindo a função compra em lives. O YouTube também já está permitindo a funcionalidade através de uma parceria com a Shopify. Por fim, o Instagram afirma que irá continuar investido em mais experiências de compras, porém, em outros setores da plataforma.

Todavia, as atitudes tomadas recentemente pelo aplicativo, acabam tornando-o semelhante ao Twitter, haja vista que a rede social planeja adotar o sistema de cobrança por selos de verificação na plataforma, uma medida que vem gerando grandes problemas para a plataforma gerida por Elon Musk.

Sobre o autor

Samuel Zadoque
Samuel ZadoqueProfessor, músico, amante da arte, da cultura geek e de tecnologias em geral, sempre buscando dar o meu melhor em tudo o que faço e buscando inspirações em tudo a minha volta. Acredito numa acessibilidade geral do conteúdo.
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