YouTube oferece versão dublada de vídeos na plataforma

Funcionalidade deve ser implementada gradativamente no site.

YouTube disponibiliza recurso de dublagem em vídeos. Fonte: Divulgação/YouTube
YouTube disponibiliza recurso de dublagem em vídeos. Fonte: Divulgação/YouTube
Samuel Zadoque
Por Samuel Zadoque

A plataforma para compartilhamento de vídeos, YouTube disponibilizou em suas configurações a possibilidade de utilizar um áudio dublado sobre o áudio original. A opção fica acima das opções de legendas, que podem ser inseridas colaborativamente.

Para ativar a opção, o criador de conteúdo deve adicionar diferentes faixas de áudio no vídeo por meio da ferramente “Editor de Legendas”. Ao utilizar isto, o criador poderá escolher em quais idiomas o seu conteúdo será transmitido. Outra novidade é que os usuários poderão encontrar vídeos que utilizem esta tecnologia ao utilizar a barra de pesquisa de títulos e descrições já traduzidos para o seu idioma de interesse.

Esta funcionalidade poderá ser veiculada ao vídeo ainda no momento em que o vídeo será enviado a plataforma, no entanto, o autor também poderá atualizar seu conteúdo após o vídeo estar upado no site. Em geral, o conteúdo fica no Estúdio de Criação das contas convidadas a colaborar com o serviço.

Funcionalidade será aplicada gradativamente. Fonte: Reprodução/YouTube
Funcionalidade será aplicada gradativamente. Fonte: Reprodução/YouTube
Funcionalidade será aplicada gradativamente. Fonte: Reprodução/YouTube

A novidade é importante para os canais ampliarem seu público. Ao postar vídeos com diferentes dublagens e idiomas, os criadores de conteúdo abrangem uma maior área, aumentando assim o número de visualizações e inscrições. Os usuários podem acessar a nova funcionalidade selecionando a engrenagem onde fica o controle de qualidade da imagem.

Segundo a plataforma, foi realizado um estudo com um pequeno grupo, envolvendo cerca de 3,5 mil vídeos disponibilizados em 40 idiomas e o resultado foi o seguinte, cerca de 15% do tempo de exibição dos vídeos dublados veio de usuários que assistiram o conteúdo em um idioma diferente do original.

O YouTube confirmou que em janeiro deste ano, mais de 2 milhões de horas de vídeos dublados foram vistos diariamente na plataforma. A plataforma afirmou que o recurso será implementado gradativamente no site.

Sobre o autor

Samuel Zadoque
Samuel ZadoqueProfessor, músico, amante da arte, da cultura geek e de tecnologias em geral, sempre buscando dar o meu melhor em tudo o que faço e buscando inspirações em tudo a minha volta. Acredito numa acessibilidade geral do conteúdo.
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: