TikTok: CEO do aplicativo irá prestar depoimento a justiça americana

Shou Zi Chew deve depor em 23 de março de 2023, serão investigadas falhas no processo de segurança de dados.

CEO do TikTok irá prestar depoimento ao governo americano. Fonte: Reprodução/YouTube
CEO do TikTok irá prestar depoimento ao governo americano. Fonte: Reprodução/YouTube
Samuel Zadoque
Por Samuel Zadoque

O TikTok, um dos maiores aplicativos do mundo, se envolveu recentemente em um escândalo relacionado ao vazamento de dados e informações confidenciais de seus usuários. Agora, o CEO do programa Shou Zi Chew irá testemunhar perante o Comitê de Energia e Comércio da Câmara.

Durante a audiência, é esperado que o CEO fale sobre as práticas de privacidade e segurança de dados praticadas pela plataforma e seu impacto sobre os usuários mais jovens. Outro ponto a ser questionado é a relação do executivo com o Partido Comunista Chinês.

Em um comunicado enviado à imprensa americana, a deputada republicana McMorris Rodgers afirma que as preocupações com o TikTok são claras, e que agora, é a hora de continuar os esforços do comitê para responsabilizar a Big Tech, trazendo o TikTok perante ao comitê para fornecer respostas honestas e completas ao público.

Audiência será em março de 2023. Fonte: Reprodução/YouTube
Audiência será em março de 2023. Fonte: Reprodução/YouTube
Audiência será em março de 2023. Fonte: Reprodução/YouTube

Esta será a primeira participação do CEO em um comitê do congresso. A audiência ressalta o crescente risco político para o TikTok, uma vez que as negociações do aplicativo com o governo americano sobre um acorde de segurança nacional ainda não foram concluídas.

Um dos principais motivos para a desconfiança é a possível utilização das leis chinesas para pressionar o aplicativo ou a ByteDance, empresa responsável, a entregar dados confidenciais de usuários americanos que podem ser utilizados para fins estratégicos. Estas preocupações levaram os EUA a proibir o aplicativo em todo e qualquer aparelho relacionado ao governo, decisão essa que foi seguida por mais da metade dos estados americanos.

Outro ponto crítico foi a apresentação de um projeto coordenado pelo senador republicano Marco Rubio, que planeja proibir o TikTok de operar nos EUA. Segundo o plano divulgado, todas as transações de empresas de mídia social influenciadas pela China e Rússia seriam terminantemente proibidas e o aplicativo seria bloqueado.

A ByteDance, empresa que gere o aplicativo, nega qualquer tipo de envolvimento com o governo chinês, no entanto, será necessário o depoimento para que as ações sejam tomadas. Até o momento, o aplicativo está banido até mesmo em escolas, o que vem gerando revolta entre os alunos e professores.

Sobre o autor

Samuel Zadoque
Samuel ZadoqueProfessor, músico, amante da arte, da cultura geek e de tecnologias em geral, sempre buscando dar o meu melhor em tudo o que faço e buscando inspirações em tudo a minha volta. Acredito numa acessibilidade geral do conteúdo.
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: