O meia Giorgian de Arrascaeta acendeu o alerta não apenas nos bastidores do Flamengo, mas também na seleção do Uruguai. Durante a partida contra o Estudiantes, válida pela terceira rodada da fase de grupos da Copa Libertadores, o camisa 10 sofreu um trauma no ombro direito e precisou ser substituído ainda na primeira etapa do confronto disputado em La Plata, na Argentina.
Aos 16 minutos do primeiro tempo, em uma disputa de bola no meio-campo com o volante Piovi, Arrascaeta caiu de mau jeito. O uruguaio imediatamente acusou fortes dores na região do ombro e pediu atendimento médico no gramado do Estádio Jorge Luis Hirschi. Após não suportar o incômodo para seguir no jogo, deu lugar ao colombiano Carrascal. Logo na sequência, o atleta foi encaminhado diretamente a um hospital local para a realização de exames de imagem e uma avaliação mais detalhada do trauma.
Risco de corte da Copa do Mundo?
A condição clínica do atleta gera forte apreensão quanto ao restante da temporada. O problema físico ocorre em um período crítico de calendário, impactando em duas frentes importantes. O Flamengo que entra em uma fase aguda da temporada, com compromissos decisivos pelo Campeonato Brasileiro, Libertadores e Copa do Brasil, onde a ausência de seu principal articulador exige mudanças táticas imediatas. E o alerta para a Copa do Mundo de 2026. Faltando menos de 50 dias para a estreia do Mundial, uma fratura ou luxação mais grave na articulação pode inviabilizar a convocação do meia. O departamento médico do Uruguai já acompanha a situação de perto para entender se haverá tempo hábil de recuperação para o torneio.
A diretoria rubro-negra e os torcedores aguardam a conclusão do laudo médico. A prioridade atual é iniciar os protocolos de reabilitação o mais rápido possível no retorno da delegação ao Rio de Janeiro, com a esperança de que o jogador esteja apto a disputar a competição mundial e os próximos jogos da temporada.
