Pará terá laboratório de tecnologia contra lavagem de dinheiro

Pará terá laboratório de tecnologia contra lavagem de dinheiro
Diário 24 Horas
Por Diário 24 Horas

A Secretaria Adjunta de Inteligência  e Análise Criminal (Siac), ligada à Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) vai receber até o final de 2013 quase um milhão de reais em investimentos do Ministério da Justiça. O montante será utilizado na implantação do Laboratório de Tecnologia Contra Lavagem de Dinheiro (LAB –LD), um projeto da Secretaria Nacional de Justiça (SNJ) para auxiliar no combate a este tipo de crime e na recuperação de ativos ilícitos, e que chega ao estado para auxiliar órgãos de investigação. A inauguração da unidade paraense acontece em julho deste ano.

Na manhã desta sexta-feira (8), Roberto Zania, coordenador nacional do LAB-LD, do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI,) esteve na sede da Siac apresentando o LAB-LD para órgãos e instituições ligadas ao trabalho realizado pelo sistema, como Polícia Civil, Banco do Brasil, Receita Federal, Controladoria Geral da União, Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) e Ministério Público. “O LAB-LD é um mecanismo que auxilia na investigação e análise de dados bancários, telefônico, fiscal e contábil, por meio de softwares operados por profissionais qualificados. Acredito que o Pará, por causa do trabalho já realizado pelo núcleo de inteligência existente no estado, não terá dificuldades em operar o sistema e realizar um ótimo trabalho”, destacou Zania.

Luiz Fernandes, titular da Segup, comemora os futuros investimentos no estado e as novas possibilidades de combate à corrupção e lavagem de dinheiro promovidas pelo LAB-LD. “A instalação do laboratório e a integração entre órgãos possibilita que nós possamos combater mais de perto a ação de quadrilhas criminosas. Na medida em que não estaremos apenas investigando e identificando atividades criminosas e seus agentes, mas também mapeando e recuperando ativos ilícitos. Desta forma tiramos o fôlego destas organizações, desbaratando suas atividades e o meio de manutenção dos crimes”, explicou o secretário.

A decisão de implantar o sistema no Pará foi firmada em Dezembro de 2012, após a assinatura de um acordo entre Segup e Ministério da Justiça. O investimento inicial do Ministério da Justiça no estado, que acontece até o final de 2013, é utilizado na aquisição de computadores, hardwares, softwares, servidores e visitas técnicas no período de implantação. Ainda está previsto um novo aporte de recursos de quase R$ 850 mil para 2014. Em todo o país 16 LAB-LD já estão funcionando e mais 12 estão sendo implantados em diversas capitais. Outro benefício da implantação do LAB-LD no Pará é a rede de colaboração técnica que existe entre as unidades espalhadas pelo país.

No final de 2005, na reunião anual da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla), foi decidido instituir uma unidade modelo para lidar com crimes que envolvam grandes volumes de dados financeiros. Em 2007 o LAB-LD começou a trabalhar e desde então 815 casos já foram analisados e mais 830 relatórios gerados. Já foram identificados pelo sistema mais de R$ 17 bilhões de reais em ativos com indícios de ilicitude. Com o auxílio do laboratório, o estado de São Paulo conseguiu em 2011 recuperar mais de 1 bilhão de reais em ativos ilícitos após investigações que utilizaram o LAB-LD.

Sobre o autor

Diário 24 Horas
Diário 24 HorasEquipe de redação do Portal Diário 24 Horas. @diario24h
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: