Notícias

Exposição "Belém da Memória" no Mangal das Garças até 15 de abril

Diário 24 Horas
Atualizado há quase 5 anos
Exposição "Belém da Memória" no Mangal das Garças até 15 de abril

A exposição Belém da Memória, que recebeu quase duas mil pessoas na Estação das Docas durante o mês de janeiro, passa a compor o cenário do Mangal das Garças. A mostra foi idealizada pelos professores Paulo Nunes e Josse Fares. A partir desta quinta-feira, 7, ela vai poder ser visitada no Armazém do Tempo.

“Belém da Memória” é um projeto do Núcleo Cultural Casa da Memória, da Universidade da Amazônia (Unama). Implantado em 1999, ele reúne 35 imagens e textos sobre os patrimônios históricos da cidade. De acordo com a curadora da exposição, Jonise Nunes, mais do que contar a história da cidade, a mostra tem como objetivo a conscientização da população. “’Belém da Memória’ é uma forma educativa de mostrar a nossa cultura. Aqui na capital, a sociedade convive com mais de 80 prédios históricos espalhados pela cidade. Com as imagens e os textos que falam sobre esses locais, queremos que a população não perca o contato com as suas raízes”, revela Jonise Nunes.

Na montagem para o Mangal das Garças, a exposição foi pensada de outra maneira. “Belém da Memória” se junta a “A Inocência dos Rios” e a “Revoada de Pássaros” em uma nova ambientação do Armazém do Tempo. A ideia foi do diretor do Memorial Amazônico da Navegação, Emanuel Franco. “Devido à grande aceitação que as mostras que estavam no Armazém do Tempo vinham recebendo, pensamos nessa adaptação da ‘Belém da Memória’. O público vai poder ver um novo layout da exposição”, conta Emanuel Franco. No Mangal, os patrimônios históricos de Belém vão dialogar com os pássaros de miriti e com as imagens de crianças ribeirinhas.

Com a saída da exposição da Estação das Docas, o Mangal das Garças foi o local escolhido para receber a mostra devido à sua referência no turismo. “O Parque é um local que atrai muitas pessoas de outros estados e países. Dessa forma, nós podemos mostrar a nossa cultura a pessoas de vários locais e também ao paraense que visita o Mangal. Tenho certeza que a exposição vai dialogar perfeitamente com o parque ambiental”, completa a curadora da exposição.

Serviço:

Exposição “Belém da Memória”

Local: Mangal das Garças (Armazém do Tempo).

Data: até o dia 15 de abril de 2013

As visitas podem ser feitas de terça-feira a domingo, de 9h às 18h.

Entrada é franca.

 

Gostou da matéria? Compartilhe!