Lagarto pré-histórico recém-descoberto é batizado em homenagem a Jim Morrison

Lagarto pré-histórico recém-descoberto é batizado em homenagem a Jim Morrison
Carol Souza
Por Carol Souza

Animal já extinto, o ‘Barbaturex morrisoni’ chegada a medir 1,8 metros de comprimento

Foi descoberto por uma equipe de paleontólogos americanos, o fóssil de um lagarto gigante que habitou o sudeste da Ásia há cerca de 40 milhões de anos. 

Em uma homenagem ao vocalista já falecido da banda The Doors, Jim Morisson, o lagarto foi batizado de Barbaturex morissoni. Já extinto, o animal chegava a medir 1,8 metros de comprimento e pesava cerca de 30 kg.

O estudo completo com a descrição do animal foi publicado esta semana na revista científica americana “Proceedings of Royal Society B”. 

Segundo o estudo, o lagarto competia com mamíferos maiores por comida na região onde hoje é localizado o Mianmar. O fóssil do Barbaturex morissoni ofereceu aos pesquisadores novas informações sobre a evolução de répteis herbívoros, o clima do planeta e suas relações com os mamíferos.

Os répteis maiores, como o Dragão-de-Komodo têm seus hábitos territoriais limitados a ilhas, já o Barbaturex Morissoni, segundo o estudo, viveu em um grande território em um período em que o planeta tinha temperaturas mais elevadas, sem gelo nos polos e com altos níveis de concentração de dióxido de carbono na atmosfera.

Sobre o autor

Carol Souza
Carol SouzaAmante do cinema, dos livros e apaixonadíssima pelo bom e velho rock n'roll. Amo escrever e escrevo sobre o que amo. Ativista da causa feminista e bebedora de café profissional. Instagram: @barbooosa.carol
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: