Samsung lança Chromebook no Brasil por R$ 1.099

Samsung lança Chromebook no Brasil por R$ 1.099
Diário 24 Horas
Por Diário 24 Horas

A Samsung anunciou nesta quarta-feira, (12), o inicio das vendas do seu primeiro Chromebook no Brasil, ele é um notebook similar aos que estão sendo vendidos no mercado, mas, seu diferencial, é o sistema operacional é o Chrome OS, desenvolvido pelo Google. A interface é centralizada no navegador Chrome, e os aplicativos em vez de serem instalados na máquina, são acessados por meio da web, por isso, em maior parte do uso, o notebook depende estar conectado a internet.

O chromebook chega ao Brasil no modelo C303, é o mais básico oferecido pela Samsung oferecido nos EUA, o produto tem tela de 11,6 polegadas e é equipado com processador de 1,7 GHz dois núcleos, memória interna de 16 GB. O notebook que foi desenvolvido para dar mobilidade aos tablets, tem cerca de 1,7 centímetro de espessura e pesa 1 kg, possui duas entradas USB e uma entrada para cartão de memória, a autonomia de bateria, de sete horas, é inferior à da maioria dos tablets.

O modelo da Samsung não é o primeiro a chegar no Brasil, no final de outubro, a Acer anunciou a chegada do seu modelo, com especificações bem semelhantes, contudo, o produto chegou com o preço mais alto, R$ 1.299. Nos Estados Unidos, a HP e a Lenovo também oferecem Chromebooks, mas ainda não há uma data definida para chegar ao Brasil.

O Brasil começou a receber os Chromebooks, pouco mais de dois anos após o primeiro modelo chegar às lojas dos Estados Unidos. Por lá, eles fazem sucesso, mas não chegam a ameaçar a venda dos notebooks com Windows. De acordo com estudo recente da consultoria NPD Group, o Chrome OS está presente em 10% dos computadores vendidos a empresas e outras instituições, como escolas, no site da Amazon, três entre os cinco notebooks mais vendidos nos EUA são Chromebooks.

“Mais produtos estão conectados à internet o tempo todo, e as vendas de tablets estão disparando, enquanto as de notebooks estão na mesma. É um produto diferente para a era pós-PC”, diz o diretor de vendas de notebooks e PCs da Samsung para o Brasil, Tony Firjam.

Segundo ele, além do lançamento do C303, a Samsung já está negociando com operadoras o lançamento da versão do produto com conexão a internet por meio de rede celular 3G, mas a data de chegada do produto ainda está por ser definida.

O sistema operacional Chrome OS foi anunciado pelo Google em 2009, desenvolvido em código aberto, ele permite o apenas o uso de aplicativos baseados em web, acessados por meio do navegador, o usuário do computador não pode, por exemplo, instalar programas como Word, Excel e PowerPoint em máquinas com ChromeOS.

Os aplicativos disponíveis são oferecidos pelo Google e desenvolvedores independentes por meio da Chrome Web Store. Outra exigência do Chrome OS é o armazenamento de arquivos em serviços de backup em nuvem, como o Google Drive ou SkyDrive, em vez de pastas localizadas em um disco rígido, para atrair os usuários para o novo modelo, o Google oferece 100 GB de espaço gratuito no Drive.

Entre as vantagens, o sistema foi desenvolvido para funcionar em máquinas mais baratas, que não exigem peças poderosas de memória, já que as atividades são processadas na nuvem, além disso o ChromeOS fica pronto para usar em apenas dez segundos após ligar o notebook e recebe atualizações com novos recursos a cada seis semanas. Como o sistema não permite a instalação de programas, ele está menos sujeito a ataques de vírus para computador.

De acordo com a Samsung, explicar as diferenças entre o Chromebook e os computadores mais tradicionais, com Windows, será o principal desafio da empresa nos próximos meses, a empresa não revelou o investimento total para trazer o produto ao Brasil, mas a maior parte será concentrada para dar suporte aos 1.300 promotores da empresa.

“É um produto que exige explicação ao consumidor e nosso maior investimento será feito na venda assistida”, diz Paula Costa, diretora de marketing de TI e dispositivos móveis da Samsung no Brasil.

Em um primeiro momento, para ter maior controle sobre as vendas, a Samsung oferecerá o produto somente por meio de suas lojas próprias e em lojas do varejo que mantêm áreas dedicadas aos produtos da marca, além de sites de comércio eletrônico.

Sobre o autor

Diário 24 Horas
Diário 24 HorasEquipe de redação do Portal Diário 24 Horas. @diario24h
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: