Bob Dylan é absolvido na França de acusação de injúria

Bob Dylan é absolvido na França de acusação de injúria
Diário 24 Horas
Por Diário 24 Horas

A lenda do folk norte-americano, o cantor Bob Dylan, foi absolvido por uma  juíza francesa da acusação de injúria que havia sido feita  por uma associação croata. O anúncio foi divulgado pelo  advogado do cantor, Thierry Marembert, à AFP.

Dylan foi acusado no mês de novembro de 2013 em Paris de "cumplicidade com injúrias públicas" e "provocação ao ódio", depois de uma queixa apresentada em dezembro de 2012 pelo Conselho dos Croatas na França (CRICCF, em francês).

Tal acusação foi motivada por conta de uma entrevista de Bob Dylan publicada em outubro de 2012 na versão francesa da famosa revista Rolling Stone. Dylan havia comentado sobre seu compromisso histórico com o movimento a favor dos direitos civis dos negros. 

Em um trecho o cantor declarou que "se vocês têm a Ku Klux Klan no sangue, os negros podem sentir, sem dúvida. Assim como os judeus podem sentir sangue nazista, e os sérvios, sangue croata", o suficiente para o Conselho de Croatas na França ficarem revoltados com a declaração do cantor. 

Centenas de milhares de sérvios morreram em campos de concentração na Croácia entre 1941 e 1945, quando o país era governado por um governo aliado da Alemanha nazista. Posteriormente, entre 1991 e 1995, Croácia e Sérvia se enfrentaram em um conflito que deixou cerca de 20 mil mortos.

Na decisão judicial, a juíza considerou que Dylan deu a permissão para a entrevista ser publicada somente na edição norte-americana da revista, mas não na francesa. O advogado do cantor comemorou a decisão. "Estou muito feliz que a Justiça tenha compreendido que Bob Dylan nunca quis ofender, ou difamar ninguém", afirmou Marembert.

Apesar da isenção d o cantor Bob Dylan do caso, a juíza ainda manteve as acusações de "injúrias públicas" e "provocação ao ódio" ao diretor da versão francesa da revista Rolling Stone, que irá ser julgado em um tribunal correcional no país.

 

Sobre o autor

Diário 24 Horas
Diário 24 HorasEquipe de redação do Portal Diário 24 Horas. @diario24h
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: