Google anuncia lançamento de primeiro carro autônomo, sem volante ou pedais, do mundo

Google anuncia lançamento de primeiro carro autônomo, sem volante ou pedais, do mundo
Carol Souza
Por Carol Souza

Uma das empresas mais valiosas do mundo, se não a mais valiosa, o Google avança em sua tecnologia e, ao invés de adaptar carros de outras montadoras, anunciou que criará seu próprio veículo. Quer mais uma novidade? O carro da empresa não terá volante e nem pedais, sendo autônomo e irá guiar-se sozinho!

Nesta semana o Google anunciou que o protótipo do veículo, com capacidade para dois passageiros, já percorre mais de 1.100 quilômetros de vias públicas no modo autônomo, comseus primeiros modelos podendo ser vistos nas ruas no máximo em um ano.

Apesar de toda a praticidade, o veículo não passa dos 40 km/h. Para guiar sem motorista, o carro, que é elétrico, utiliza uma combinação de sensores de laser, radar e uma câmera instalada no teto do veículo.

Imagens divulgadas pelo Google mostram que o automóvel não tem capô na frente e as rodas são mais afastadas para os lados, com a dianteira fabricada em material macio, semelhante a uma espuma, para proteção dos pedestres em um possível atropelamento, além do para-brisa também ser mais flexível.

A companhia ainda divulgou que pretende lançar sua primeira frota com cerca de 200 carros, que serão inicialmente testados em Detroit, nos EUA, e ainda nesta fase, haverão sistemas adicionais para que o motorista possa assumir o controle caso ocorra algum problema.

Segundo informações da BBC Brasil, alguns pesquisadores acreditam que os veículos autônomos poderão piorar o trânsito nas cidades, porém defensores do projeto veem otencial para revolucionar o transporte, tornando as estradas mais seguras, diminuindo o trânsito e a poluição.

Sobre o autor

Carol Souza
Carol SouzaAmante do cinema, dos livros e apaixonadíssima pelo bom e velho rock n'roll. Amo escrever e escrevo sobre o que amo. Ativista da causa feminista e bebedora de café profissional. Instagram: @barbooosa.carol
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: