“'Loca' de Shakira é uma cópia ilegal”, afirma juiz federal nos EUA; Entenda

“'Loca' de Shakira é uma cópia ilegal”, afirma juiz federal nos EUA; Entenda
Diário 24 Horas
Por Diário 24 Horas

A cantora colombiana Shakira, famosa por hits “quentes” no mundo Pop, foi condenada por plagio durante uma audiência no tribunal de Manhattan nesta quarta-feira (20). O juiz federal dos EUA que abordou o caso determinou a canção "Loca", de 2010, é uma cópia do trabalho de um compositor dominicano.

Na sentença, o juiz Alvin Hellerstein afirmou que a canção é uma cópia da composição de Ramon Arias Vasquez, que escreveu "Loca con su Tiguere" ainda no fim dos anos 1990.

Hellerstein rejeitou as alegações de que a versão em inglês da canção de Shakira também infringiu os direitos do autor, citando falta de provas, porém a decisão do plágio por parte de Shakira é uma vitória da querelante, Mayimba Music, que detém os direitos do trabalho de Aria e entrou com um processo na justiça contra a Sony Corp of America e várias outras unidades da Sony em ainda no ano de 2012.

Não só por Shakira foi condenada, como também o dominicano Edward Bello Pou, mais conhecido como rapper El Cata, que, aliás, colaborou com Shakira na gravação do videoclip em 2010, por ter gravado a canção ainda em 2008.

"As canções 'Loca con su Tíguere' de Bello Pou e 'Loca' de Shakira, são cópias ilegais de outra canção, cujos direitos pertencem à produtora Mayimba Music e violam as leis de propriedade intelectual", determinou o juiz.

Após o lançamento da canção, no ano em que estava no auge devido à "Waka Waka", gravada para a Copa do Mundo, Shakira chegou ao topo da parada latina da Billboard e vendeu supostos cinco milhões de cópias em todo o mundo.

Uma vez que os direitos de autor pertencem à gravadora Mayimba, o juiz aconselhou as partes a terem uma conversa antes do próximo dia 29, data determinada para a entrega no tribunal de um documento que identifique o dano para a produtora de Vasquez.

Uma nova audiência foi agendada para o próximo dia 8 de Setembro com os advogados da Sony (produtora que representa Shakira) e da Mayimba.

Sobre o autor

Diário 24 Horas
Diário 24 HorasEquipe de redação do Portal Diário 24 Horas. @diario24h
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: