Jay-Z tem tudo para alavancar Tidal, concorrente do Spotify

Músico acaba de fechar negócio e conseguiu compra após oferta de US$ 54 milhões

Jay-Z tem tudo para alavancar Tidal, concorrente do Spotify
Diário 24 Horas
Por Diário 24 Horas

Jay-Z não só garantiu a compra da "Aspiro", empresa responsável pelo serviço de streaming Tidal, concorrente direto do Spotify, como também conta com o apoio de artistas de peso no mercado mundial, fato que o deixa à frente do rival. Com o novo dono, o aplicativo tem tudo para conquistar clientes em um ritmo alto, e assumir a ponta no ramo.

Já existe uma campanha no Twitter que incentiva o uso do serviço, com a hashtag #TIDAlforALL e o nome do músico. Kanye West, Rihanna, Madonna, Coldplay, Usher, Nicki Minaj e vários outros artistas já aderiram à campanha, mostrando que o Spotify terá que suar para não perder usuários.

O rapper agendou uma coletiva de imprensa para esta segunda-feira, 30 de março, a fim de "discutir as novas direções da indústria fonográfica tanto para os artistas quanto para as gravadoras".

E, apesar de ser uma descrição bem genérica do conteúdo da apresentação, muita gente vê nesse evento a oportunidade de Jay-Z mostrar o poder de fogo de seu produto, principalmente ao revelar contratos de exclusividade com determinados artistas.

Segundo uma fonte ligada ao site TechCrunch, o grande trunfo do Tidal é apostar na exclusividade temporária. Isso significa que, se algum cantor lançar um novo álbum no Tidal, ele ficará disponível somente nele por um espaço de tempo para, então, ser disponibilizado no iTunes, Spotify e ou mesmo de execução em rádios.

E, apesar de parecer ser uma prática bem ousada, o Slash Gear lembra que a estratégia não é tão nova assim e que esse modelo de negócio já é bem comum com as TVs a cabo, que restringem a exibição de filmes antes de eles chegarem em DVD ou mesmo na Netflix.

Além disso, segundo o tal informante, a empresa de Jay-Z não iria economizar para trazer artistas e gravadoras para o seu lado da briga. Para tanto, ele deve estar disposto a pagar o dobro do que Spotify e demais serviços do gênero pagam por execução.

No entanto, vale lembrar que tudo ainda está na base da especulação e informações anônimas. Contudo, a confirmação desses detalhes deve acontecer muito em breve. Ainda assim, uma coisa é certa: Jay-Z não está de brincadeira e pode ser que tenhamos algumas novidades bem interessantes surgindo do mercado de música digital — para bem ou para mal.

Aos 45 anos, Jay-Z possui um prestígio inestimável no mercado musical, e além de cantor, também trabalha como empresário. Esta é mais uma chance do rapper alavancar o crescimento de sua fortuna.

Na carreira musical, o músico coleciona 12 álbuns de estúdio, além de cinco compilações e diversas parcerias com outros artistas da música pop.

Com informações do Canaltech.

Sobre o autor

Diário 24 Horas
Diário 24 HorasEquipe de redação do Portal Diário 24 Horas. @diario24h
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: