Renato Vianna tem a missão de acabar com a "maldição" do The Voice

Renato Vianna tem a missão de acabar com a "maldição" do The Voice
Diário 24 Horas
Por Diário 24 Horas

Foram meses de ensaios, vários adversários e muito aprendizado. Mas todo o esforço valeu a pena e Renato Vianna conseguiu seu objetivo: ser o campeão do The Voice Brasil 2015. O cantor do time de Michel Teló, venceu com 56% dos votos, maior percentual desde a primeira edição do reality. O paulistano de 21 anos superou os outros três finalistas, Ayrton Montarroyos, Junior Lord e Nikki. Ele ganha um contrato com a Universal Music, 500 mil reais e a administração de sua carreira.

A vitória do cantor acontece cinco anos depois de sua participação no concurso Jovens Talentos, no programa de Raul Gil, no SBT. Não venceu, mas a competição alavancou sua carreira.

Antes de aparecer no The Voice Brasil, ele já tinha uma trajetória consolidada no segmento gospel, com álbuns lançados pela gravadora Som Livre. Evangélico, canta no estilo desde os 7 anos.

Após superar dezenas de selecionados até colocar as mãos no troféu, Renato Vianna inicia um novo desafio: manter-se em evidência na mídia.

Realidade pós-The Voice

O fim de mais uma edição do reality musical da Globo suscita uma questão: por que os campeões anteriores não têm participação relevante na imprensa?

Ellen Oléria (Time Carlinhos Brown, vencedora da primeira temporada), Sam Alves (Time Claudia Leite, campeão da segunda temporada) e a dupla Danilo Reis e Rafael (Time Lulu Santos, vencedores da terceira temporada) fazem apenas aparições eventuais na mídia.

Nenhum deles usufrui do espaço necessário (e merecido) para mostrar o trabalho pós-reality, inclusive na própria Globo. E, sem essa valiosa visibilidade, a promoção do repertório e da carreira se torna ainda mais difícil.

Lamentável que a produção artística de Ellen Oléria, Sam Alves e Danilo Reis e Rafael não seja consumida pela mídia com a mesma voracidade dedicada a cantores que são mais conhecidos pelo que postam no Instagram do que pelo que cantam.

Hoje, a chamada grande mídia prioriza artistas já consagrados e fenômenos musicais surgidos na internet. Há poucas oportunidades para quem não faz a tal ‘música-chiclete’ ou não tenha forte apelo popular (ou popularesco, às vezes) para atrair audiência na TV e na web.

Às vezes acompanhamos um artista se apresentar quatro, cinco, seis vezes na mesma semana em diferentes emissoras. Os programas de TV não parecem se importar com essa overdose de repetição. Não buscam nada diferente daquilo que esteja em evidência naquele momento.

The Voice Kids

 

Jurados do The Voice Kids
Jurados do The Voice Kids Foto: Reprodução

 

No dia 3 de janeiro a Globo estreia o The Voice Kids, com crianças de 9 a 15 anos. A chamada exibida ontem confirmou o que se espera: um show de talentos precoces e muito bom humor com Ivete Sangalo.

A cantora fará parte do júri, ao lado de Carlinhos Brown e da dupla Victor e Léo. A exemplo do que aconteceu na primeira temporada do SuperStar, em 2014, Ivete deverá gerar muitos memes a partir de suas piadas.

Prevê-se que ela tenha ‘ataques de fofura’ diante da performance dos pequenos prodígios da música.

Com apresentação de Tiago Leifert, a competição será exibida aos domingos, após o Esporte Espetacular. O vencedor receberá 250 mil reais e um álbum gravado pela Universal Music. (Fonte: Terra)

Sobre o autor

Diário 24 Horas
Diário 24 HorasEquipe de redação do Portal Diário 24 Horas. @diario24h
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: