Mark Zuckerberg bane Donald Trump do Facebook e Instagram por tempo indeterminado

As contas de Trump ficarão impedidas de realizar novas publicações por pelo menos duas semanas
As contas de Trump ficarão impedidas de realizar novas publicações por pelo menos duas semanas
Marcos Henderson
Por Marcos Henderson

O CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, afirmou nesta quinta-feira (7) que o presidente Donald Trump terá suas contas no Facebook e Instagram banidas por tempo indeterminado. 

"Acreditamos que os riscos de permitir que o presidente continue a usar nosso serviço durante este período são simplesmente grandes demais", escreveu Zuckerberg no post. "Portanto, estamos estendendo o bloqueio que colocamos em suas contas do Facebook e Instagram indefinidamente e por pelo menos as próximas duas semanas até que a transição pacífica de poder seja concluída."

O Facebook e o Twitter tomaram a medida extraordinária na quarta-feira (6) depois que seus apoiadores invadiram o prédio do Capitólio para protestar contra a eleição. Se as restrições mais recentes se mantiverem, o Facebook pode ser a primeira grande plataforma a remover Trump permanentemente.

Com a mudança, crescem as expectativas de que o Twitter, conhecido por ser a plataforma de mídia social preferida do presidente, siga o exemplo. A empresa confirmou que Trump excluiu vários tweets para recuperar seus privilégios na plataforma, embora o Twitter tenha se recusado a dizer quando precisamente ele poderia fazer novas publicações novamente. A companhia também disse que "futuras violações [...] resultarão na suspensão permanente da conta de Trump.

"Existe esse elemento de todas as empresas se contorcendo até que uma delas dê um passo e, em poucos minutos, todo mundo o faz", disse Adam Sharp, ex-chefe de notícias, governo e eleições do Twitter. "Ninguém quer ser o primeiro, e eles apenas se revezam para decidir quem vai ser o primeiro a chegar naquele momento. Então, todos eles 'Thelma e Louise' fazem a ligação."

O problema subjacente enfrentado pela maioria das plataformas de tecnologia, disse Sharp, é que a gravidade da má conduta de Trump vai muito além dos esforços das empresas para construir sistemas padronizados para punir o mau comportamento.

Em seu anúncio, publicado em um blog, Zuckerberg disse que o Facebook determinou que as postagens recentes de Trump eram "provavelmente" destinadas a aumentar a violência, e não o contrário. O presidente mostrou que "pretende usar seu tempo restante no cargo para minar a transição pacífica e legal do poder para seu sucessor eleito, Joe Biden", escreveu o CEO do Facebook. 

Sobre o autor

Marcos Henderson
Marcos HendersonPublicitário, músico e, aqui, escrevo sobre o que as diferentes culturas têm a nos dizer. Como artista, celebro a força da arte e conto histórias do entretenimento. Twitter: @marhoscenderson
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: