Google Chrome lança autenticação biométrica para proteger senhas em desktops

O recurso é o mesmo presente em alguns aplicativos no Android.

Google lança nova tecnologia para proteção de senhas. Fonte: Divulgação/Google
Google lança nova tecnologia para proteção de senhas. Fonte: Divulgação/Google
Samuel Zadoque
Por Samuel Zadoque

O Google está lançando uma nova funcionalidade para aumentar a segurança em seu sistema operacional. A autenticação biométrica, que já está presente em alguns aplicativos do Android, agora chega ao Google Chrome, a função deste novo recurso é manter os dados dos usuários seguros, protegendo, principalmente, suas senhas gravadas na plataforma.

Conforme as informações disponibilizadas, este processo de autenticação será disponibilizado para laptops e desktops. Anteriormente, apenas os smartphones sincronizados com a conta Gmail dos usuários exigiam a autenticação biométrica. O gigante das pesquisas agora estende este método de autenticação para usuários que utilizam várias contas por meio de desktops ou laptops.

Embora este recurso seja lançado para todos os usuários de desktop, apenas um número seleto de usuários terá acesso a este recurso. Isto porque o Google já possui um gerenciador de senhas, sincronizando todos os dados nos dispositivos executados na conta Gmail do Usuário.

Novidade chega para desktops e notebooks. Fonte: Divulgação/Google
Novidade chega para desktops e notebooks. Fonte: Divulgação/Google
Novidade chega para desktops e notebooks. Fonte: Divulgação/Google

Nos smartphones, por exemplo, o gerenciador de senhas possui uma grande quantidade de dados extremamente sensíveis sobre o usuário, por isso, é necessária uma proteção forte. Pensando nesta proteção que o Google lançou o processo de autenticação biométrica em dispositivos móveis. Para acessar este gerenciador de senhas em um notebook, por exemplo, era necessário digitar um PIN ou senha.

No entanto, este método é extremamente estressante, então a empresa americana decidiu mudar utilizando os sensores biométricos disponíveis em alguns laptops e desktops para o processo de autenticação do gerenciador de senhas. Com isso, os usuários podem utilizar o mesmo processo presente nos smartphones.

O único empecilho para utilizar o novo recurso, é a exigibilidade de um aparelho com sensor de impressão digital. No entanto, a melhoria deve ajudar muitos usuários que estavam cansados de utilizar a maneira anterior para a proteção de senhas.

Sobre o autor

Samuel Zadoque
Samuel ZadoqueProfessor, músico, amante da arte, da cultura geek e de tecnologias em geral, sempre buscando dar o meu melhor em tudo o que faço e buscando inspirações em tudo a minha volta. Acredito numa acessibilidade geral do conteúdo.
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: