Mangakás acusam Globo de usar suas obras na novela 'Além do Tempo' sem autorização

As artistas postaram no Facebook que se sentem "indignadas" com a atitude da emissora

Mangakás acusam Globo de usar suas obras na novela 'Além do Tempo' sem autorização
Diário 24 Horas
Por Diário 24 Horas

O episódio da última segunda-feira, 14 de dezembro, da novela “Além do Tempo” rendeu uma grande polêmica envolvendo a Globo e as mangakás do Studio Seasons, que acusam a emissora de uso indevido e sem prévia permissão dos desenhos do mangá “Helena”, produzidos por eles, em uma cena exibida na trama das 18h. De acordo com informações do site “UOL”.

A sequência em questão mostra Mateus (Cadu Libonati) e Gema (Louise Cardoso) conversando sobre o dom do rapaz, ele abre uma pasta de desenhos e vê que os papéis, outrora rasgados, estavam inteiros novamente. Nesse momento ele pega uma folha rabiscada e mostra para a mãe. É aí que começa a polêmica!

As criadoras do mangá “Helena”, que é uma adaptação da obra de Machado de Assis, reivindicam que pelo menos quatro dos desenhos exibidos no folhetim são versões mal disfarçadas de seus personagens. As artistas se mostraram totalmente indignadas com a atitude da rede Globo e expressaram sua insatisfação nas redes sociais.

Em uma postagem no Facebook da empresa, formada por Montserrat, Sylvia Feer e Simone Beatriz, ficou evidente a perplexidade do ocorrido. “Ficamos sabendo agora que a Rede Globo utilizou, sem nossa autorização e créditos, imagens de nosso trabalho ‘Helena’ na novela ‘Além do Tempo’”, inicia o post. “Pegaram imagens de divulgação da obra e traçaram por cima, mal disfarçando os personagens Helena e Estácio”.

Elas aproveitam para destacar que além de seus desenhos, outras obras também podem sido copiadas. “Há mais dois traçados na folha mostrada na novela, que podem ser tanto de artistas nacionais, como de artistas japoneses. Ficamos perplexas e indignadas com essa situação. É uma vergonha que a produção da novela use desses recursos”, finalizaram.

Muitos seguidores e fãs do trabalho do estúdio de Niterói comentaram a postagem e também se mostraram indignados, muitos deles assistiram a novela e reconheceram os desenhos. A grande maioria incentiva as artistas a correrem atrás de seus direitos e processarem a emissora carioca.

“Gente, vão atrás! É tão difícil ser reconhecido e a Rede Globo faz uma coisa dessas. Não deixem passar”, incentivou uma internauta. Outro usuário da rede social foi um pouco mais apaziguador: “Acho que deviam entrar em contato com eles e vê o que pode ser feito. Porque isso aí pode dar um processo caso eles não se manifestem a respeito dessa situação”.

“Gente, eu assisti ao capítulo e achei que o Studio tinha sido convidado para colaborar com a novela, pois reconheci o traço na hora!”, comentou uma fã dos quadrinhos. “Acharia ótimo se a aparição tivesse com os devidos créditos, será que a Globo acha que é dona de tudo?! Eu processaria, já que se fosse o contrário eles cairiam matando”, comentou outro.

Ainda havia alguns mais exaltados: “Processem, sem dó nem piedade”, se lia em um comentário. “Que mais vocês esperavam da Globosta”, insultava outro. Esses e muitos outros comentários do gênero podem ser encontrados na postagem feita pela empresa no Facebook. Pessoas indignadas com a atitude da Globo e apoiando as artistas.

O site “UOL” chegou a entrar em contato com o departamento de comunicação da emissora, que disse “desconhecer qualquer alegação nesse sentido”.

Sobre o autor

Diário 24 Horas
Diário 24 HorasEquipe de redação do Portal Diário 24 Horas. @diario24h
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: