WhatsApp ficará bloqueado por dois dias; Entenda o motivo e veja alternativas

Não ficque desconectado! Conheça outros aplicativos semelhantes ao Zap, escolha o seu e faça seu downloads

WhatsApp ficará bloqueado por dois dias; Entenda o motivo e veja alternativas
Diário 24 Horas
Por Diário 24 Horas

Se você é daquelas pessoas que não conseguem viver sem WhatsApp, sem dúvidas ficará abatido com a notícia do bloqueamento do aplicativo por um período de 48 horas, a partir da meia noite desta quinta-feira, 17 de dezembro. O lado bom da notícia é que alguns brasileiros aproveitaram para criar alguns ótimos memes sobre o bloqueio do Whatsapp. Segundo informações da “Folha de S. Paulo”, as operadoras de telefonia celular receberam no dia de hoje, 16 de dezembro, uma determinação judicial solicitando o bloqueio em todo o Brasil.

As operadoras se pronunciaram, por meio do Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (Sinditelebrasil), informando que acatarão a determinação. O pedido foi imposto pela 1ª Vara Criminal de São Bernardo do Campo por meio de uma medida cautelar de uma investigação sobre “quebra de sigilo de dados”, sob pena de multa. O autor está mantido sob sigilo, o que leva as operadoras crerem que que se trate de uma investigação policial.

Em fevereiro deste ano, já houve outra tentativa de bloquear o aplicativo de bate-papo pela Justiça de Teresina, Piauí, com o objetivo de colaborar com investigações referentes a casos e pedofilia, mas na época o pedido foi rejeitado por um desembargador do estado e o serviço voltou ao normal pouco tempo depois.

A “Folha” apurou que o pedido não foi feito pelas empresas de telefonia, que travam há alguns meses uma disputa comercial acirrada com o WhatsApp. As operadoras veem alertando o governo da necessidade em regulamentar o aplicativo, que já faz chamadas de forma gratuita, via internet.

Mesmo o WhatsApp pertencendo ao Facebook, o escritório da companhia no Brasil não se manifestou em relação ao assunto e a assessoria de imprensa direta do aplicativo ainda não se posicionou em relação aos esclarecimentos solicitados pela “Folha”,

Enquanto isso, João Batista Rezende, o presidente da Anatel, afirma através da assessoria de comunicação da agência, que a medida é prejudicial aos usuários e que embora eles sejam obrigados a acatar, mesmo que não tenham sido formalmente notificados, o bloqueio prejudicará milhões de pessoas que usufruem do aplicativo.

Por conta da facilidade em enviar mensagens instantâneas e agora fazer ligações de forma gratuita, o WhatsApp entrou na mira das tele, que consideram que ele não poderiam prestar esse tipo de serviço por não ser uma operadora. Em relação a esse assunto, o presidente da Vivo, Amos Genish, afirmou o Zap não passava de “pirataria pura”, deixando bem clara sua opinião. “Não tenho nada contra o WhatsApp, que é uma ferramenta muito boa, mas precisamos criar regras iguais para o mesmo jogo” afirmou.

Para o executivo o App estaria funcionando como uma operadora sem licença, isento de todas as burocracias, licenças e regulamentos impostos pela Anatel. “O fato de existir uma operadora sem licença no Brasil é um problema”, afirmou Genish, em referência ao serviço de voz do aplicativo.

Gostando ou não, o aplicativo será bloqueado por dois dias e se você, que está lendo essa matéria, não quiser ficar incomunicável, nós apontaremos outros cinco aplicativos com funcionamento semelhante ao popular zap zap, que podem ser de utilidade nesse momento de aperto.

1 – Viber

Viber é uma ótima alternativa ao Whatsapp
App Viber é uma ótima alternativa ao Whatsapp Foto: Reprodução

Considerado um dos maiores concorrentes do Whatsapp, apresenta os mesmos recursos do concorrente e tem uma grande saída de downloads também. Nele, você poderá fazer chamadas gratuitas para seus contatos, enviar mensagens de texto, fotos, vídeos e etc. As chamadas podem ser feitas de qualquer lugar do mundo.

2 – Line

App Line é uma das melhores alternativas ao Whatsapp
App Line é uma das melhores alternativas ao Whatsapp Foto: Reprodução

Foi lançado em 2011, no Japão e já percorre o mundo ganhando cada vez mais adeptos. Ele é totalmente gratuito, tem uma versão em português e é cheio de recursos para você personaliza-lo. Assim como os concorrentes, ele envia mensagens de texto e realiza chamadas de voz. Uma característica que dá um destaque para o mensageiro, é a sua grande compatibilidade, podendo ser instalado em computadores e mobiles iOS, Android, Windows Phone, BlackBerry, Mac e Windows, ou seja, você pode ligar a qualquer momento de seu celular para um amigo que esteja com o aplicativo funcionando em seu computador, por exemplo. Ele também pode ser considerado um tipo de rede social similar ao Facebook.

3 – WeChat

WeChat é considerado uma ótima opção caso o Whatsapp será bloqueado
WeChat é considerado uma ótima opção caso o Whatsapp será bloqueado Foto: Reprodução

Criação de Tencent Holding, está na lista dos mensageiros mais baixados do mercado. Está disponível em vários idiomas, incluindo o português e é compatível com os principais sistemas operacionais dos mobiles, como: iOS, Android, Windows Phone, BlackBerry e Symbian. Ele pode enviar mensagens de texto e voz bem como mensagens de vídeo, isso sem desembolsar um tostão. Algumas funcionalidades do mensageiro que o deixam mais interessante, é que ele é integrado ao Facebook e possui um sistema de armazenamento de mensagens para que as mesmas sejam visualizadas até mesmo off-line, chamadas de vídeo são em HD e podem ser em grupo.

4 – KakaoTalk

KakaoTalk é uma opção que também deve ser citada entre as alternativas ao WhatsApp
KakaoTalk é uma opção que também deve ser citada entre as alternativas ao WhatsApp Foto: Reprodução

É simples e muito fácil de usar, uma ótima opção para seu celular, seja ele Android ou iOS. Oferecendo o serviço básico de ligações e mensagens totalmente de graça, sem contar o adicional dos emoticons animados e chats em grupo sem limite de amigos. Caso queira melhorar uma ligação, o usuário tem a opção de filtros de voz.

5 – Kik Menssenger

Kik Menssenger também merece seu nome na lista
Kik Menssenger também merece seu nome na lista Foto: Reprodução

Desenvolvido especialmente para os mobiles em 2009, o Kik Messenger não fica atrás de seus concorrentes, esbanjando praticidade e simplicidade. Para utilizar o aplicativo, você não precisa fornecer nenhum número de telefone, permitindo a você usar somente a sua conta no aplicativo para se comunicar com os amigos. Você poderá trocar mensagens de texto, emoticons, vídeos do YouTube, imagens da internet, desenhos, fotos e, com a ajuda de um editor incluído no aplicativo, até memes criados por você mesmo.

6 - Telegram

Telegram é a melhor e mais famosa alternativa ao WhatsApp e deve crescer muito no Brasil
Telegram é a melhor e mais famosa alternativa ao WhatsApp e deve crescer muito no Brasil Foto: Reprodução

Pensou que tínhamos esquecido dele? Não é exagero dizer que o Telegram bate de frente com o WhatsApp e é considerado seu maior concorrente. Através desse aplicativo o usuário pode mandar mensagens de texto, incluindo emoticons, fotos e vídeos. Quando você baixa ele para o celular e informa seu número, uma mensagem de texto é enviada para o mesmo com um código que deve ser inserido no aplicativo que pode ser usado de forma gratuita. Logo na interface, você já consegue visualizar seus contatos, que serão exibidos com os nomes, status, se estão ou não bloqueados, além de outras informações. Nas janelas de bate-papo, o usuário poderá escolher personalizar adicionando uma imagem de fundo.

 

Sobre o autor

Diário 24 Horas
Diário 24 HorasEquipe de redação do Portal Diário 24 Horas. @diario24h
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: