Entenda o recorde histórico que Michael Jackson acabou de bater

Entenda o recorde histórico que Michael Jackson acabou de bater
Diário 24 Horas
Por Diário 24 Horas

O rei se foi mas seu legado nunca será esquecido. Alguns anos após sua morte, Michael Jackson entrou para a história como o primeiro artista a vender 30 milhões de cópias nos Estados Unidos, isso equivale a 30 discos de platina. O álbum em questão é o "Thriller". Isso significa que um em cada dez americanos tem uma cópia do CD, lançado em novembro de 1982. "Concedemos condecorações a recordes há aproximadamente 60 anos, mas é a primeira vez que um artista conseguiu 30 vezes a distinção de platina", assinalou Cary Sherman, presidente da Associação da Indústria Fonográfica dos EUA. "Isso é um êxito excepcional e testemunha como Thriller conseguiu um lugar duradouro em nossos ouvidos e em nossa história musical", completou.

Com essa conquista, o álbum do Rei do Pop se isola no topo dos mais vendidos em território norte-americano, seguido pela coleção “Their Greatest Hits: 1971-1975”, da banda Eagles, que carrega o certificado de "29 vezes platina". Somente nove obras tiveram mais de 20 milhões de cópias vendidas nos EUA e elas pertecem, além das duas citadas acima, a Billy Joel, Led Zeppelin, Pink Floyd, AC/DC, Garth Brooks, Fleetwood Mac e Shania Twain.

Já ao redor do mundo, mais de 110 milhões de unidades do disco já foram vendidas, o que dá o títlulo de disco mais comercializado da história a Jackson. A vantagem sobre o segundo colocado é grande: o AC/DC vendeu pouco mais de 50 milhões de cópias do trabalho "Back In Black", de 1980.

Além disso, "Thriller" chegou ao topo das paradas em quase todos os mercados musicais do planeta, atingindo a colocação máxima em 13 países. Com o trabalho, o astro pop ostenta outros recordes: em 1984, obteve 12 indicações ao Grammy em uma única edição e venceu em oito categorias, marca que foi igualada pelo mexicano Carlos Santana em 2000.

"Thriller" foi considerado um grande avanço na comercialização e promoção da música, pois o Rei do Pop aproveitou as possibilidades do então nascente canal MTV para promover suas músicas com clipes muito populares. "É claro que Michael Jackson é simplesmente o melhor e o maior de todos os tempos", comentou o presidente da gravadora Epic Records, o empresário L.A. Reid. "Não somente sua colocação nas paradas, hits e vendas são surpreendentes, mas a sua musicalidade pura eram difíceis de mensurar em palavras. 'Thriller' foi um marco e eletrificante... foi perfeição". (Com informações da AFP)

Sobre o autor

Diário 24 Horas
Diário 24 HorasEquipe de redação do Portal Diário 24 Horas. @diario24h
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: