Coronavírus: Sem casos confirmados, Maranhão tem Centro de Testagem e 160 leitos reservados

Centro de Testagem está localizado na Policlínica Diamente, em São Luís
Centro de Testagem está localizado na Policlínica Diamente, em São Luís
Marcos Henderson
Por Marcos Henderson

O último balanço divulgado pelo Ministério da Saúde, na tarde da última terça-feira (17), contabilizava 291 casos confirmados do novo coronavírus no Brasil, incluindo uma vítima fatal em São Paulo. Na manhã desta quarta (18), as secretarias estaduais de Saúde apontavam 351 casos confirmados em 18 estados e no Distrito Federal. No Maranhão, nenhuma infecção foi registrada até o momento, mas a Secretaria Estadual de Saúde (SES), junto ao governador do Estado, Flávio Dino, agilizou a criação de um Centro de Testagem em São Luís, onde já é possível realizar exames para detectar a presença do vírus desde segunda-feira (16).

Localizado na Policlínica Diamante, o Centro de Testagem prioriza o teste laboratorial em pessoas que tenham viajado para áreas de risco ou mantido contato com alguma pessoa com diagnóstico confirmado, além das pessoas que apresentarem sintomas do coronavírus, como febre, tosse e dificuldade para respirar. E mesmo sem casos confirmados no estado, já existem 160 leitos reservados, sendo 20 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 140 na área de isolamento do Hospital Carlos Macieira. 17 casos suspeitos estão em análise no Maranhão.

Leia Mais: Facebook, Google e outras empresas se unem contra "fake news" sobre o novo coronavírus

A SES também confirmou a reforma e ampliação do Hospital Genésio Rêgo, na capital, para receber possíveis pacientes infectados pelo coronavírus em estado grave, e garantiu que todos os leitos criados exclusivamente para a pandemia serão incorporados à rede de saúde posteriormente. O secretário especial da SES, Rodrigo Lopes, esclareceu alguns detalhes sobre a realização do teste, na tentativa de conscientizar a população a comparecer no local somente em casos realmente suspeitos.

“Não são todos os pacientes que vão para o Centro de Testagem que, de fato, vão realizar o exame. Eles passam por uma triagem antes para gente saber se eles tem indicação clínica ou não de fazer o teste”, afirmou Lopes, que também falou sobre as pessoas que estão retornando de alguma viagem do exterior. "Você fica em casa durante sete dias isolado. Se você por ventura foi a um país desse e tem sintomas. O que é o sintoma? É a gripe, é o nariz escorrendo, é a corisa, é tosse. Então, aí sim você deve procurar esse Centro de Testagem", explicou.

Cuidados com Covid-19:

Se apresentar sintomas ou tiver contato com alguém com a doença, faça quarentena e evite superlotar hospitais. Sua contribuição é necessária!

Orientações em caso de suspeita
Orientações em caso de suspeita
Orientações em caso de suspeita

Sobre o autor

Marcos Henderson
Marcos HendersonPublicitário, músico e, aqui, escrevo sobre o que as diferentes culturas têm a nos dizer. Como artista, celebro a força da arte e conto histórias do entretenimento. Twitter: @marhoscenderson
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: