Primeira morte por coronavírus no Brasil é confirmada em São Paulo

Prefeito Bruno Covas declarou estado de emergência na capital paulista
Prefeito Bruno Covas declarou estado de emergência na capital paulista
Marcos Henderson
Por Marcos Henderson

Com aumento gradativo de casos confirmados do novo coronavírus no Brasil, surgiu, nesta terça-feira (17), a primeira notícia de morte, confirmada pelo Governo Estadual de São Paulo. O homem de 62 anos possuía quadro com mais alguns problemas de saúde, incluindo hipertensão, diabetes e hiperplasia prostática. Já são 301 casos de Covid-19 registrados no país, e só no estado de São Paulo, são 1777 casos suspeitos em análise.  

O prefeito Bruno Covas (PSDB) concedeu entrevista à CBN e lamentou a tragédia confirmada nesta terça. "Isso mostra a gravidade dessa pandemia, que não é uma marolinha como muitos querem fazer crer", disparou o prefeito, que decidiu decretar estado de emergência na cidade, em publicação realizada no Diário Oficial, também nesta terça.

Com isso, diversas medidas preventivas são oficializadas, como a suspensão do rodízio de veículos e de eventos com necessidade de alvará, por tempo indeterminado, além do fechamento de grande parte das assistências sociais, exceto aquelas dedicadas ao acolhimento de desabrigados. 

Outro item destacado na publicação diz respeito à higiene dos transportes coletivos, que passarão por processos mais cuidados diariamente, para garantir um ambiente mais seguro aos passageiros. Servidores municipais com idade superior a 60 anos receberam o direito de trabalhar em casa, assim como os servidores que estejam em processo de quimioterapia. 

Na última segunda-feira (16), foi anunciado por autoridades de saúde dos Estados Unidos o início dos primeiros testes de vacina contra o novo coronavírus. O comunicado foi feito pelo Instituto Nacional de Saúde norte-americano (NIH), que também informou que todos os participantes são voluntários adultos saudáveis, entre 18 e 55 anos. "Há grandes chances de que eu esteja envolvida na descoberta da vacina, mas ainda que não seja dessa vez, pelo menos estou contribuindo como parte do processo de descoberta", disse Jennifer Haller, a primeira pessoa a receber a versão teste da vacina. 

Sobre o autor

Marcos Henderson
Marcos HendersonPublicitário, músico e, aqui, escrevo sobre o que as diferentes culturas têm a nos dizer. Como artista, celebro a força da arte e conto histórias do entretenimento. Twitter: @marhoscenderson
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: