Veja quem é André Mendonça, substituto de Moro no Ministério da Justiça

O ministro também atua como pastor presbiteriano e entrou na AGU em 2000, via concurso.
O ministro também atua como pastor presbiteriano e entrou na AGU em 2000, via concurso.
Marcos Henderson
Por Marcos Henderson

Após cotações e incertezas sobre o substituto de Sérgio Moro, o Governo decidiu indicar André Luiz Mendonça, da Advocacia-Geral da União (AGU), para o comando do Ministério da Justiça. Inicialmente, o presidente Jair Bolsonaro tinha interesse no ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Jorge Oliveira, mas aliados do governo exerceram ação recomendativa fundamental para que fosse escolhido um nome menos conectado à família Bolsonaro, com intuito de evitar novas críticas, sobretudo depois que Alexandre Ramagem foi confirmado como novo diretor-geral da Polícia Federal. 

Mendonça, atual ministro da Justiça, é bacharel em Teologia e pastor auxiliar na igreja presbiteriana Esperança, em Brasília. De acordo com assessores, a atuação religiosa não é remunerada, e Mendonça seria responsável pela formação espiritual de crianças em retiros e recreações e pela pregação nos cultos, de acordo com escala de revezamento entre os pastores.

Leia também: Bolsonaro resume indicação de amigo da família à PF: "E daí?"

Outro fato curioso é que Mendonça só se aproximou de Bolsonaro no final de 2018, já que, anteriormente, demonstrava certo entusiasmo pela campanha eleitoral de Marina Silva, também evangélica. O ministro, entretanto, afirma que nunca tratou de assuntos políticos com a então candidata à presidência pela Rede Sustentabilidade. Curiosidade extra, também, foi o apoio de Mendonça ao ex-presidente Lula em artigo publicado no jornal Folha de Londrina, em 2002. 

Mendonça tem perfil notório de combate à corrupção. Entrou na AGU em 2000, através de concurso, após advogar para a Petrobrás, e se tornou corregedor-geral, adjunto do procurador-geral da União e, posteriormente, foi convidado pelo atual presidente do Supremo, Dias Toffoli, para se tornar diretor do Departamento de Patrimônio e Probidade. 

A relação com Toffoli favorece o respaldo no Supremo, além do Prêmio Innovare recebido por Mendonça pela recuperação de ativos desviados em casos de corrupção. O atual ministro da Justiça era conhecido, também, como forte opção de Bolsonaro para a indicação à vaga no Supremo Tribunal Federal (STF), que será aberta em novembro com a saída de Celso de Mello.

Sobre o autor

Marcos Henderson
Marcos HendersonPublicitário, músico e, aqui, escrevo sobre o que as diferentes culturas têm a nos dizer. Como artista, celebro a força da arte e conto histórias do entretenimento. Twitter: @marhoscenderson
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: