Veja os nomes cotados para substituir Valeixo na Polícia Federal

Ministro pode deixar o cargo após séria divergência com Bolsonaro.
Ministro pode deixar o cargo após séria divergência com Bolsonaro.
Marcos Henderson
Por Marcos Henderson

A determinação e urgência do presidente Jair Bolsonaro em publicar a exoneração do delegado Maurício Valeixo como diretor-geral da Polícia Federal na manhã desta sexta-feira (24) desagradou profundamente o ministro da Justiça, Sergio Moro, que convocou uma coletiva de imprensa para as 11 horas na sede do ministério, e gera expectativas de demissão, afinal sua opinião sobre o desejo de Bolsonaro sempre foi clara e objetiva: Valeixo é homem de confiança do ministro, que também aponta a dificuldade em localizar algum substituto à altura. 

A publicação contém uma série de problemas, incluindo a possível assinatura sem consentimento de Moro, além da justificativa controversa apresentada no texto, que explica a exoneração como resultado de um pedido direto do delegado, mas até o momento, sabe-se que não foi o caso, pois ele jamais chegou a pedir demissão. 

Leia também: Crise entre Sergio Moro e Bolsonaro pode simbolizar enfraquecimento crucial para o Governo

Com isso, o cargo de diretor-geral da Polícia Federal fica em aberto, mas não se tem informações concretas sobre quem sera o substituto de Valeixo, apesar das cotações que giram em torno do diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Alexandre Ramagem, e o secretário de segurança pública do DF, Anderson Gustavo Torres. Os filhos de Bolsonaro podem ter papel fundamental na decisão, portanto são apontadas tendências na escolha de Torres, nome que, por sinal, não era aprovado por Moro.

As pretensões de Bolsonaro em substituir Valeixo não é novidade, já que o presidente já havia investido no assunto em 2019, quando a corporação resistiu a uma substituição na superintendência do Rio de Janeiro. Na época em que Moro era o juiz federal responsável pela pelos processos da operação Lava Jato, Valeixo era superintendente da PF no Parana. Em novembro de 2018, o ministro anunciou o delegado como diretor-geral da Polícia Federal. 

Sobre o autor

Marcos Henderson
Marcos HendersonPublicitário, músico e, aqui, escrevo sobre o que as diferentes culturas têm a nos dizer. Como artista, celebro a força da arte e conto histórias do entretenimento. Twitter: @marhoscenderson
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: