Coronavírus: Brasil é o quarto país do mundo com mais casos da doença

O Brasil é o sexto país com maior número de mortos pela COVID-19
O Brasil é o sexto país com maior número de mortos pela COVID-19
Bruna Pinheiro
Por Bruna Pinheiro

O Brasil registra hoje (17) segundo os dados do Ministério da Saúde, 241.080 casos confirmados de novo coronavírus. Com este montante, o país passou a ser o quarto no mundo com mais casos confirmados, ultrapassando Espanha e Itália.

Apesar do também alto número de mortos, totalizando 16.118 em todo o país, o Brasil está em sexto mundialmente, à frente estão Estados Unidos, Reino Unido, Itália, França e Espanha.

Logicamente, questões como densidade populacional, faixa etária e proporção geográfica favorecem negativamente o país para o alto índice de fatalidades e de pessoas infectadas, entretanto, o país tem enfrentado uma grave dificuldade para conter o avanço da doença, com o sistema de saúde entrando em colapso em várias regiões do país, em especial norte e nordeste.

Dados sobre Covid-19 em 17 de maio
Dados sobre Covid-19 em 17 de maio
Dados sobre Covid-19 em 17 de maio

O país também está enfrentando graves entraves para captar recursos de saúde para auxiliar os hospitais. No estado do Pará e do Rio de Janeiro, foram registradas compras fraudulentas de respiradores da China, que estão em fase de averiguação. A nível nacional, o país segue sem um Ministro da Saúde, tendo apenas o General Pazuello no cargo interinamente, sem possuir nenhuma experiência na área da saúde.

Com isso, o Brasil marca hoje dois meses do primeiro registro de morte pela Covid-19. No dia 17 de março, um mês depois do primeiro registro, eram 2.141 mortes. De 17 de abril até este domingo foram mais 13.977 mortes (86,5%).

Sobre o autor

Bruna Pinheiro
Bruna PinheiroInternacionalista. Escrevo hoje sobre política, economia, filmes e séries. Adoro viajar e comer (não necessariamente nessa ordem). Segue lá @bpinheiro1
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: