Ex-Presidente Barack Obama discursa sobre o assassinato de George Floyd

O ex-presidente discursou na noite de hoje (03) pela internet e pela TV
O ex-presidente discursou na noite de hoje (03) pela internet e pela TV
Bruna Pinheiro
Por Bruna Pinheiro

Dois dias após o discurso do presidente Donald Trump aos Estados Unidos, o ex-presidente Barack Obama fez suas primeiras observações sobre o assassinato de George Floyd. O antecessor de Trump utilizou a plataforma da Obama Foundation, em uma live também transmitida nas televisões norte-americanas, para relatar a morte injusta de Floyd pela polícia de Minneapolis P.D. e também sobre os protestos que ocorrem em reposta a brutalidade policial.

No dia primeiro de junho, Obama divulgou uma declaração escrita em suas mídias sociais que sugeria como essa tragédia evitável pode marcar uma grande virada e trazer mudanças reais. Na mesma data, Trump proferiu seu discurso no Jardim de Rosas da Casa Branca, onde ameaçou enviar as forças armadas dos EUA para cidades ou estados que não tomam as ações "necessárias" para interromper protestos violentos.

Durante sua fala, o Ex-presidente pediu que prefeitos repensassem o uso da força policial nas cidades do país. "Grande parte das reformas que precisamos hoje - para prevenir o tipo de violência e injustiças que vimos - [devem] acontecer a nível local", disse Obama. "Quero que saibam que vocês importam, que as vossas vidas e sonhos importam", comentou o ex-presidente se dirigindo a população negra do país.

Barack Obama caracterizou os últimos acontecimentos no país como um dos eventos mais profundos e "épicos" de mudança que já viu em sua vida, e que todos os pais que perderam seus filhos e filhas para a violência estão nas orações dele e de sua família, e que todos estão de luto. Apesar do momento difícil, acredita que o país irá mudar com a organização dos jovens que buscam "maior representatividade" e estão se organizando politicamente.

Muito direcionado aos jovens, Obama disse: "Quero falar diretamente aos jovens de cor desse país que tiveram a dor e já viram muita violência e muita morte. Eu quero dizer que suas vidas importam, seus sonhos importam (...) eu espero que vocês também se sintam esperançosos, mesmo que se sintam com raiva. Vocês tem o poder de fazer as coisas melhorarem e de fazer que o país sinta que tem algo que precisa ser mudado”.

Assista o vídeo completo:

Sobre o autor

Bruna Pinheiro
Bruna PinheiroInternacionalista. Escrevo hoje sobre política, economia, filmes e séries. Adoro viajar e comer (não necessariamente nessa ordem). Segue lá @bpinheiro1
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: