Luisa Nunes se retrata após dizer que negros cometem mais crimes: "Não sou racista"

Aparentemente revoltada, influencer afirma que internautas editaram suas falas.
Aparentemente revoltada, influencer afirma que internautas editaram suas falas.
Marcos Henderson
Por Marcos Henderson

São várias as manifestações contra o racismo inciadas após diversos casos de truculência policial em várias regiões do mundo, com destaque para a morte de George Floyd, que desencadeou protestos de alta proporção em todo o território norte-americano e se estendeu para outros países, incluindo o Brasil, que já reunia incontáveis casos de racismo e violência da polícia, a exemplo da morte de João Pedro, no Rio de Janeiro, ou de atitudes negligentes de empregadores brancos, como aconteceu, mais recentemente, em Recife, com a morte de Miguel após ter sido deixado sob os cuidados da patroa de sua mãe em um edifício de luxo. 

Em meio aos casos e aos gritos por justiça, famosos e influenciadores digitais fazem suas considerações, mas alguns deles perdem o raciocínio, como foi o caso de Luisa Nunes, que publicou uma série de stories no Instagram e acabou sendo massacrada logo em seguida. Isso porque a influencer disse, no meio do discurso, que o racismo era uma "coisa natural do ser humano" e chegou a relacionar a figura de uma pessoa com pele negra a criminosos. 

"Racismo vai existir quando a maior quantidade de crimes for ocasionada pela população negra. Vai existir, gente, é uma coisa natural, é um instinto de defesa da gente", disse Nunes, aproveitando para citar um exemplo. "Se você tá num parque à noite, no escuro, e você vê uma pessoa andando, e essa pessoa é negra, e ela tem os trejeitos de uma pessoa que parece ser um criminoso, você vai ficar com mais medo do que se você visse uma pessoa branca de terno e gravata. Isso é normal do ser humano", disparou, pouco antes de começar a dizer que essas "evidências" levantadas por ela não querem dizer que o racismo deve ser tolerado. 

Em publicação no feed do Instagram, Nunes esclarece que foi mal interpretada pelas pessoas e que teria sido vítima de uma manipulação dos internautas. "Os meus stories foram cortados e repostados soltos", disse na retratação, criticando o público que está a detonada na web mas também afirmando que foi "infeliz" nos comentários.

"Eu não sou racista e não defendo movimentos racistas. Eu luto pra que mulheres sejam mais felizes no seu dia a dia, que crianças tenham futuros mais promissores e que homens façam mais nesse mundo. Um mundo onde há diferença entre seres humanos por causa da cor da pele deles não é o mundo que eu luto pra ajudar a construir. Se você me ouviu em algum outro canal e se ofendeu eu te peço desculpas. Não foi minha intenção", encerrou a influencer. Confira a publicação original:

Sobre o autor

Marcos Henderson
Marcos HendersonPublicitário, músico e, aqui, escrevo sobre o que as diferentes culturas têm a nos dizer. Como artista, celebro a força da arte e conto histórias do entretenimento. Twitter: @marhoscenderson
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: