John Dolmayan, do System of a Down, classifica movimento "Defund the Police" como "a coisa mais estúpida que já ouvi"

O baterista acrescenta após polêmicas que 'não deveria ser um choque' que ele tenha opiniões políticas diferentes das de seus colegas de banda.
O baterista acrescenta após polêmicas que 'não deveria ser um choque' que ele tenha opiniões políticas diferentes das de seus colegas de banda.
Carol Souza
Por Carol Souza

John Dolmayan, baterista do System of a Down, foi muito aberto a respeito de suas crenças políticas em meio a protestos em todo o país. Agora, ele está detonando o movimento "Defund the Police" dizendo que o mesmo é "provavelmente a coisa mais estúpida que ele ouviu".

Na semana passada, Dolmayan ganhou as manchetes quando chamou o presidente Trump de "o melhor amigo das minorias" na mesma época em que seu colega de banda, Serj Tankian, pediu que os manifestantes "obrigassem o regime de Trump a renunciar".

Em um vídeo de 13 minutos no Instagram postado no fim de semana, Dolmayan abordou a reação que recebeu na web desde a divulgação da postagem, além de descrever suas posições em uma variedade de questões sócio-políticas.

Quanto às diferenças entre ele e seus colegas de banda, particularmente Tankian, Dolmayan disse: "Temos opiniões diferentes no System of a Down. Isso não deve ser um choque para ninguém, porque você tem quatro indivíduos - nem sempre temos a mesma opinião e nem sempre concordamos em tudo. Mas você ficará surpreso com a civilização de nossas conversas, especialmente entre mim e Serj, que parecemos ter as opiniões mais divergentes sobre as coisas".

Ele acrescentou: "Tenho muito respeito por Serj e suas opiniões, apesar de não concordar com eles com muita frequência atualmente. E tudo bem. Expandimos os horizontes um do outro - gosto de pensar que ele aprende comigo e eu aprendo com ele".

Dolmayan continuou dizendo que apóia protestos pacíficos, mas denuncia a violência e os saques que eclodiram em várias cidades. Ele também afirmou que Drew Brees, estrela da NFL, não deveria ter se desculpado por seu comentário de que "nunca concordaria com alguém que desrespeitasse a bandeira". Ele continuou dizendo que não concordava com a decisão de Colin Kaepernick de se ajoelhar durante o Hino Nacional, mas achou que o quarterback deveria ter permissão para fazê-lo como uma forma de protesto pacífico.

A certa altura, o baterista voltou sua atenção ao movimento "Defund the Police", dizendo: "Eu acho que o movimento 'Defund the Police' é provavelmente a coisa mais estúpida que eu já ouvi". Embora ele não tenha elaborado essa opinião na postagem de vídeo, ele fez isso em outra postagem do Instagram no dia seguinte, escrevendo o seguinte:

“Qualquer celebridade ou político que está por trás do movimento 'Defund the Police' está fazendo uma dessas duas coisas: 1. Mostrar a você, quem eles consideram a classe camponesa, como estão acordados e como estão sintonizados com a injustiça social. Em outras palavras, parece que eles se importam, mas continuam a viver vidas luxuosas e bem protegidas enquanto você bate a cabeça em uma parede. 2. (Principalmente políticos) Dizer qualquer coisa para manter suas posições porque a estupidez de não financiar a polícia não foi totalmente compreendida pelas pessoas que a defendem, eles cortam orçamentos para mostrar como concordam com o 'movimento' e movimentam o dinheiro em programas sociais, depois que as pessoas esquecerem essa injustiça e passarem para a próxima pauta, elas cortarão fundos para esses programas e canalizarão o dinheiro de volta aos orçamentos do departamento de polícia. De fato, eles aumentarão esses orçamentos, porque no final do dia não pode haver sociedade sem eles, não somos civilizados o suficiente e provavelmente nunca o seremos. Você está sendo agitado em um frenesi, dividido e depois aplacado. Nenhuma mudança real será instituída, exceto que muitos de vocês serão ainda mais dependentes do governo ao qual se opõem com firmeza. Eles tiram suas liberdades, dão-lhe alguns restos e você agradece, acorde e pense por si mesmo".

Como a CNN aponta, existem várias ideias sobre o que significa o "Defund the Police". Para alguns, isso significa desviar uma certa quantia de fundos dos departamentos de polícia para outros serviços sociais. Para outros, significa retirar todo o financiamento e dissolver os departamentos policiais.

Em outro novo post no Instagram, Dolmayan parecia zombar das pessoas que o rotulam como "um pedaço de merda simpatizante de nazista racista" e daqueles que estão pedindo ao System of a Down para tirá-lo da banda. Ele escreveu sarcasticamente: "Por favor, por favor, não me expulse da minha banda. Me desculpe, penso diferente, vou mudar, vou me conformar, prometo!".

Enquanto isso, durante uma aparição no podcast Side Jams With Bryan Reesman, Serj Tankian se perguntou por que os fãs ainda ficam chateados com a visão de esquerda dele. "Quando recebo pessoas nas minhas redes sociais que dizem, 'eu amo sua música, mas não quero ouvir suas idéias políticas', isso é justo o suficiente - se elas são simpáticas, é justo o suficiente, mas às vezes elas são realmente más", disse o cantor.

Ele acrescentou: "Mas o que eu não entendo, e muitas outras pessoas que acompanham nossa música dizem a mesma coisa. Tipo, 'Você não tem escutado as merdas das palavras em 20 anos? Ele tem dito tudo isso através de sua música esse tempo todo. Você está tipo, só dançando, por causa da batida? Você realmente não está entendendo a mensagem?'".

Confira as postagens de Dolmayan abaixo:

Sobre o autor

Carol Souza
Carol SouzaAmante do cinema, dos livros e apaixonadíssima pelo bom e velho rock n'roll. Amo escrever e escrevo sobre o que amo. Ativista da causa feminista e bebedora de café profissional. Instagram: @barbooosa.carol
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: