Governador de São Paulo, João Doria, anuncia produção de vacina contra o coronavírus

A vacina será produzida em uma parceria entre o Instituto Butantan e o laboratório Sinovac Biotech.
A vacina será produzida em uma parceria entre o Instituto Butantan e o laboratório Sinovac Biotech.
Bruna Pinheiro
Por Bruna Pinheiro

O Governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou nessa manhã de quinta-feira (11), que o estado irá iniciar a produção da vacina contra o novo coronavírus em uma parceria entre o Instituto Butantan e o laboratório internacional Sinovac Biotech. O anúncio foi feito em suas redes sociais e confirmado na coletiva de imprensa diária sobre a situação da pandemia no Estado. Apesar do anúncio, a vacina só deve ser disponibilizada no ano que vem.

No vídeo publicado, o governador está ao lado de Dimas Covas, presidente do Instituto Butantan, e esclarece que a vacina está na terceira fase de testes através da parceria com o laboratório chinês: "'Esta vacina é uma das que estão em estágio mais avançado em todo o mundo", informou Doria.

Durante a coletiva, o governador deu mais informações sobre o desenvolvimento de vacinas em escala mundial: “O mundo contabiliza hoje mais de 100 vacinas em desenvolvimento, vacinas contra o coronavírus, mas apenas dez atingiram a fase final de testes em humanos. A vacina do Instituto Butantan é das mais avançadas contra o coronavírus, e os estudos indicam que ela estará disponível no primeiro semestre de 2021, ou seja, até junho do próximo ano”.

A parceria com a Sinovac Biotech prevê a participação do Estado nos testes clínicos da vacina, batizada de Coronavac, com o acompanhamento de 9.000 voluntários brasileiros a partir do próximo mês de julho. Caso a eficácia e segurança da vacina sejam comprovadas, o Instituto Butatan terá o domínio necessário para a produção dela em larga escala, atendendo inclusive o SUS. Na China, as duas primeiras etapas foram administradas em cerca de 1.000 pessoas.

Doria enfatizou que o desenvolvimento da vacina é uma grande parceria internacional em prol da população do Brasil e de outros países: "Estamos falando da vacina contra o vírus que abalou o mundo, 216 países do mundo enfrentam hoje o coronavírus. Milhares de pessoas perderam suas vidas, milhões foram infectadas, agora temos uma janela da ciência para evitar o coronavírus. E o domínio dessa tecnologia é brasileiro e chinês”.

Assista o anúncio sobre a vacina:

Sobre o autor

Bruna Pinheiro
Bruna PinheiroInternacionalista. Escrevo hoje sobre política, economia, filmes e séries. Adoro viajar e comer (não necessariamente nessa ordem). Segue lá @bpinheiro1
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: