MPF solicita à PF que investigue protesto que lançou fogos contra prédio do STF

O protesto ocorreu neste sábado (13) e era a favor do presidente, mas com pautas antidemocráticas
O protesto ocorreu neste sábado (13) e era a favor do presidente, mas com pautas antidemocráticas
Bruna Pinheiro
Por Bruna Pinheiro

Neste sábado (13), mais uma manifestação em Brasília pró-governo Bolsonaro e favorável a medidas inconstitucionais e antidemocráticas ocorreu na cidade, e os manifestantes lançaram fogos de artifício em direção ao prédio do STF. O grupo ofendeu os integrantes do Supremo e, em tom de ameaça, perguntaram se ministros haviam "entendido o recado".

Com a ação, o Ministério Público Federal (MPF) enviou, neste domingo (14), uma solicitação de inquérito à Polícia Federal para investigar o caso e diz na nota que "os atos podem ser enquadrados na Lei de Segurança Nacional, nos crimes contra a honra, além da Lei de Crimes Ambientais por abranger a sede do STF, situada em área tombada como Patrimônio Histórico Federal".

Na solicitação, o MPF indica ser feita a perícia no local para identificar danos e os responsáveis pelo ato e tramita em caráter de urgência e sigilo. Ao todo, estavam no local cerca de 30 pessoas com concentração de cerca de cinco minutos em frente ao prédio do STF gritando xingamentos. Vídeos circularam nas redes sociais sobre o ato, em um deles, um integrante do movimento cita o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), chamando-o de "comunista safado" e que os fogos também eram para ele.

No mesmo dia, o acampamento de apoiadores do presidente, montado na Esplanada dos Ministérios, foram desmontados em uma operação coordenada pela Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP) e o DF Legal. Ainda no sábado, Ibaneis Rocha assinou o fechamento da Esplanada dos Ministérios para pedestres e veículos desde a meia-noite até as 23h59 de hoje, no intuito de evitar as aglomerações de protestos, mesmo assim cerca de 50 pessoas conseguiram furar o bloqueio.

Sobre o autor

Bruna Pinheiro
Bruna PinheiroInternacionalista. Escrevo hoje sobre política, economia, filmes e séries. Adoro viajar e comer (não necessariamente nessa ordem). Segue lá @bpinheiro1
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: