Coronavírus: Brasil ultrapassa 1 milhão de casos, aponta consórcio de imprensa

País é o segundo com maior número de casos, atrás somente dos EUA. Foto: AD Produções/Divulgação
País é o segundo com maior número de casos, atrás somente dos EUA. Foto: AD Produções/Divulgação
Marcos Henderson
Por Marcos Henderson

Os casos do novo coronavírus no Brasil continuam avançando em ritmo desenfreado, e de acordo com o último balanço do consórcio de veículos de imprensa, a partir dos dados fornecidos pelas secretarias estaduais de Saúde, o número oficial ultrapassou a marca de 1 milhão, com 1.009.699 casos confirmados e 48.427 mortes, às 14h desta sexta-feira (19). 

Com isso, o país continua como o segundo colocado em número de casos confirmados, ficando atrás somente dos Estados Unidos, líder mundial com 2.247.715 de registros, incluindo 120.493 mortes, até o fechamento desta matéria. Mesmo assim, as políticas brasileiras se mantêm controversas e sem muitas expectativas de melhora, sobretudo com a reabertura gradativa do comércio e relatos diários de transportes públicos e mercados lotados, além da insistência de uma parte considerável da população em não respeitar as principais medidas de contenção da doença.

Andando no fluxo contrário às principais necessidades em meio à pandemia, o Brasil divide as prioridades entre a segurança da população e as disputas políticas intensas desencadeadas pelos inquéritos do Supremo Tribunal Federal (STF) que investigam fake news e ataques antidemocráticos envolvendo aliados do presidente Jair Bolsonaro, que, pelo país, até agora nada fez além de atacar as minorias, espalhar o ódio e incentivar a legião cada vez menor dos seus fiéis seguidores a passar por cima da quarentena e protestar ao seu favor em manifestações contra o Congresso Federal e o STF. 

A situação é tão problemática que a imprensa nacional foi obrigada a tomar medidas drásticas depois que o Ministério da Saúde passou a divulgar informações imprecisas sobre os casos da Covid-19. Para isso foi criado o consórcio de veículos de imprensa, reunindo G1, O Globo, Extra, O Estado de S.Paulo, Folha de S.Paulo e UOL em uma parceria inédita que garante, diariamente, a atualização dos dados referentes à doença. 

Sobre o autor

Marcos Henderson
Marcos HendersonPublicitário, músico e, aqui, escrevo sobre o que as diferentes culturas têm a nos dizer. Como artista, celebro a força da arte e conto histórias do entretenimento. Twitter: @marhoscenderson
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: