Fala de ministro sobre Mata Atlântica na Amazônia mostra desconhecimento preocupante

Ministro das Comunicações, Fabio Faria, disse que 87% da Amazônia é formada por Mata Atlântica
Ministro das Comunicações, Fabio Faria, disse que 87% da Amazônia é formada por Mata Atlântica
Marcos Henderson
Por Marcos Henderson

A Mata Atlântica, bioma que atravessa 17 estados pela costa do Brasil, do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul, foi apontado pelo ministro das Comunicações Fabio Faria como vegetação principal da Amazônia. Em entrevista à CNN, ele ainda foi além, afirmando que a região do Amazonas apresenta 87% de Mata Atlântica e 13% áreas de queimadas, em uma afirmação que mostra um desconhecimento preocupante para diversos especialistas da área ambiental, afinal as esferas governamentais responsáveis por diálogos com o exterior e decisões importantes para o país parecem ignorar a realidade.

De acordo com o diretor de Políticas Públicas da Fundação SOS Mata Atlântica, “Hoje tem devastado 88% da área original da Mata Atlântica”. O ministro, entretanto, tentava defender as políticas ambientais de Bolsonaro e aproveitou para contar uma situação hipotética de um indivíduo que, partindo de Manaus, poderia passar "três horas sem parar vendo Mata Atlântica atrás de Mata Atlântica”. Ele continuou:

“Mas também, se você quiser fazer o que muitos jornalistas fazem no exterior, alguns artistas: ‘Ah, eu quero ver aqui queimadas’, também tem. Ele vai mostrar ali a região onde tem algumas queimadas que, no total da Amazônia, nós temos 87% de Mata Atlântica e 13% de queimadas”, prosseguiu Faria, que ainda utilizou o tempo de entrevista para elogiar o trabalho da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, afirmando que "o nosso agronegócio não precisa da Amazônia", pois "todas as atividades principais da agricultura, plantações, tudo que o Brasil produz e exposta não entra na região da Amazônia”.

O vídeo que mostra Fabio Faria cometendo a gafe na entrevista concedida à CNN viralizou nas redes sociais e gerou discussões sobre o nível de imprecisão das informações que são disseminadas por grandes esferas políticas brasileiras, sobretudo no que diz respeito às áreas do Meio Ambiente, que sofrem cada vez mais com a nítida desorganização das autoridades. 

Assista o momento em que o ministro das Comunicações fala sobre a Mata Atlântica durante a entrevista:

Sobre o autor

Marcos Henderson
Marcos HendersonPublicitário, músico e, aqui, escrevo sobre o que as diferentes culturas têm a nos dizer. Como artista, celebro a força da arte e conto histórias do entretenimento. Twitter: @marhoscenderson
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: