Velma Lésbica? Produtor de Scooby-Doo revela censura da Warner Bros.

Velma seria apaixonada por outra personagem original da franquia.
Velma seria apaixonada por outra personagem original da franquia.
Kelly Lima
Por Kelly Lima

A franquia Scooby-Doo é uma das mais bem sucedidas do mundo das animações. Se reinventando desde a década de 60, o desenho já passou por várias fases, traços e até já ganhou versão em live-action. Cada personagem tem sua própria personalidade e assim um completa o outro ao longo de tantas aventuras e desventuras desvendando mistérios. Dentre todas as séries do cão falante e sua turma, a Scooby-Doo Mistérios S/A é uma das que mais mexe com o público, por dar nova forma a trama e trazer um romance entre Velma e Salsicha, mas segundo Tony Cervone, produtor da animação, a história não é bem por aí.

Segundo o cineasta, Velma, na realidade, é homossexual e teria interesse em outra personagem da franquia. Segundo ele, não havia sido permitido (por parte da Warner) que os produtores abordassem a sexualidade da personagem de maneira aberta, levando em consideração a época em que Scooby-Doo Mistérios S/A foi produzida (entre 2010 e 2013), revelando o tabu envolto à animação. Muitos fãs, por sua vez, viam com estranheza o relacionamento da CDF com o velho amigo e já lançavam teorias sobre o assunto.

O romance entre Velma e Salsicha deixou alguns fãs com a pulga atrás da orelha.
O romance entre Velma e Salsicha deixou alguns fãs com a pulga atrás da orelha.
O romance entre Velma e Salsicha deixou alguns fãs com a pulga atrás da orelha.

“Eu já disse isso antes, mas Velma em Mistério S/A não é bi. Ela é gay. Nós sempre planejamos que Velma agisse um pouco fora do personagem enquanto ela saía com Salsicha porque aquele relacionamento era errado para ela e ela tinha uma dificuldade com o porquê. Há pistas sobre o porquê naquele episódio com a sereia, e se você seguir o arco da Marcie inteiro, isso parece tão claro quanto nós poderíamos fazer parecer há 10 anos atrás”, respondeu a um seguidor em seu Instagram.

De acordo com Cervone, Velma seria apaixonada por Marcie Fleach, mas ambas não teriam tido a oportunidade de terem seu romance trabalhado na trama principal. “Vocês podem não gostar, mas essa era nossa intenção”, disse após afirmar que elas são, sim, um casal.

Velma e Marcie em Scooby-Doo Mistérios S/A.
Velma e Marcie em Scooby-Doo Mistérios S/A.
Velma e Marcie em Scooby-Doo Mistérios S/A.

James Gunn, roteirista do primeiro live-action da franquia, também conhecido por seu trabalho em Guardiões da Galáxia, também revelou nas redes socais que a personagem seria abertamente homossexual no filme, mas que a ideia foi colocada de lado pela Warner Bros. “Eu tentei! Velma era explicitamente gay em meu roteiro inicial. Mas o estúdio continuou diluindo isso, se tornando algo ambíguo (a versão filmada) e então nada (a versão lançada), até finalmente ter um namorado (a sequência)”, escreveu em seu Twitter.

Mesmo nos dias de hoje, em plenos século XXI, abordar temas sobre a sexualidade, principalmente em obras voltadas para o público infanto-juvenil, ainda divide opiniões. Há uma parcela da população que acredita que o assunto pode e deve ser trabalhado com os jovens para fins de esclarecimento, curiosidade e comportamento, o que ajudaria muitos a se entenderem ou mesmo ter empatia com o próximo.

Contudo, existe uma boa parcela contra, principalmente de uma ala mais conservadora. Esse é um assunto delicado e que aos poucos vem sendo trabalhado, mesmo de forma sutil, entre os estúdios e de televisão e cinemas em suas produções. E você? O que acha? Deixe sua opinião nos comentários 👇

Sobre o autor

Kelly Lima
Kelly LimaWeb designer por curiosidade, Desenhista por amor, Gestora de RH por teimosia, acadêmica de Geografia por sorte e redatora nas horas vagas. Twiiter: Kelly Nivelly (@KNivelly)
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: