Rihanna, Jay-Z, Pharrell e outros artistas pedem a reabertura do caso da morte de Danroy "DJ" Henry

'Mesmo uma revisão superficial do padrão de fatos do que ocorreu destila mais perguntas do que respostas'.
'Mesmo uma revisão superficial do padrão de fatos do que ocorreu destila mais perguntas do que respostas'.
Carol Souza
Por Carol Souza

Artistas como Rihanna, Jay-Z, Pharrell Williams e outros pediram a reabertura do caso da morte de Danroy "DJ" Henry. DJ Henry foi baleado e morto pelo policial Aaron Hess em 17 de outubro de 2010 em Pleasantville, NY. Após o incidente, foi relatado que Henry foi abordado por policiais enquanto ele estava em um veículofora de um bar. Os policiais supostamente pediram para ele tirar o carro de uma pista de incêndio.

O relatório de um policial afirmou mais tarde que Henry supostamente pisou no acelerador e bateu em dois policiais - algo que os levou a abrir fogo contra o DJ, que também era estudante universitário na época.

No entanto, relatos de testemunhas da época contradizem a declaração do policial, com vários alegando que, enquanto Henry tentava mover o carro, um policial estava na frente do carro e disparou tiros. A polícia disse mais tarde que suas declarações iniciais "não representam total ou justamente os fatos daquela manhã".

Diante disso, artistas como Jay-Z, Mary J. Blige, Rihanna, Charlize Theron e Pharrell Williams lançaram uma petição para que o caso seja reaberto e reexaminado.

A carta, compartilhada na última segunda-feira, 13 de julho, instou o procurador-geral William Barr a "reabrir o caso e investigar a morte ilícita de Danroy 'D.J.' Henry".

"Como o Departamento sabe, esse caso angustiante continua sendo uma ferida não curada para a família Henry e o povo de Nova York... Mais preocupante, mesmo uma revisão superficial do padrão de fato do que ocorreu destila mais perguntas do que respostas", diz.

E continua: "D.J., um jovem negro, com um futuro brilhante pela frente, foi morto sem motivo aparente dentro de seu próprio veículo. Os fatos do caso exalam conflito de interesses local, preconceito racial e até falso testemunho. Mas, como tantos outros jovens negros desarmados e inocentes que se consideram culpados de estar no lugar errado na hora errada, DJ também perdeu a vida sem uma boa razão e sem absolutamente nenhuma explicação - até hoje. Parece que a Justiça foi negada".

A petição é apresentada enquanto os EUA continuam pedindo justiça após a morte de George Floyd, que morreu em Minneapolis em 25 de maio, pelas mãos de oficiais de polícia. Floyd, de 46 anos, foi morto quando um policial, Derek Chauvin, ajoelhou-se e apoiou todo seu peso em seu pescoço por mais de oito minutos, enquanto estava deitado no chão durante uma prisão. Chauvin, que foi demitido após a morte de Floyd, foi acusado de assassinato e homicídio culposo em terceiro grau.

Um grande número de músicos e figuras de celebridades compartilharam seu apoio aos protestos do "Black Lives Matter", que continuam em todo o mundo depois de se inflamarem após a morte de Floyd.

Sobre o autor

Carol Souza
Carol SouzaAmante do cinema, dos livros e apaixonadíssima pelo bom e velho rock n'roll. Amo escrever e escrevo sobre o que amo. Ativista da causa feminista e bebedora de café profissional. Instagram: @barbooosa.carol
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: