Nubank garante reforço técnico com a compra da empresa americana Cognitect

Aquisição permite ao Nubank maior autonomia nas consultorias de engenharia de software
Aquisição permite ao Nubank maior autonomia nas consultorias de engenharia de software
Marcos Henderson
Por Marcos Henderson

O Nubank anunciou nesta quinta-feira (23) a compra da empresa norte-americana Cognitect, garantindo reforço técnico às consultorias de engenharia de software, novos talentos que possam complementar a equipe da fintech, além, é claro, de incorporar os sistemas de tecnologia Clojure e Datomic, ambos criados pela Cognitect. 

Desde 2014, funcionários da empresa americana já prestavam consultoria ao Nubank no início dos negócios, e a parceria se estendeu até a negociação, a segunda do banco digital, que adquiriu a Plataformatec, consultoria especializada em método ágil e em desenvolvimento e gerenciamento de produtos digitais, em janeiro deste ano. 

Site oficial da Cognitect exibe estudo de caso do Nubank
Site oficial da Cognitect exibe estudo de caso do Nubank
Site oficial da Cognitect exibe estudo de caso do Nubank

A aquisição da Cognitect foi concretizada ainda em junho, segundo publicação no Blog oficial do Nubank, que apresenta a chegada dos novos profissionais como um fator "importante para que a gente continue desenvolvendo produtos e serviços de forma eficiente", também destacando que o time de engenharia está com o dobro de tamanho atualmente. Além do Brasil, o Nubank possui escritórios na Argentina, México e Alemanha, com cerca de 1.300 contratadas de julho de 2019 a julho de 2020.

O Datomic permitirá ao Nubank obter um acréscimo considerável no desempenho transacional, com uma escalabilidade de leitura horizontal para permitir que a maioria das perguntas analíticas e o treinamento do modelo de aprendizado de máquina ocorram sem manter os pipelines ETL. Isso permite que engenheiros e analistas trabalhem em tempo real, com dados consistentes e uma poderosa linguagem de consulta. 

No início do Nubank, o Cognitect ajudou a equipe brasileira com uma revisão arquitetônica que evidenciou as vantagens do Datomic. "A revisão de código da Cognitect ajudou os engenheiros do Nubank a obter informações sobre como seria o design do código ao longo do tempo e a evitar armadilhas comuns", disse a empresa americana em nota. 

Sobre o autor

Marcos Henderson
Marcos HendersonPublicitário, músico e, aqui, escrevo sobre o que as diferentes culturas têm a nos dizer. Como artista, celebro a força da arte e conto histórias do entretenimento. Twitter: @marhoscenderson
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: