Agência Nacional de Saúde decide que convênios têm de cobrir teste sorológico de Coronavírus

A medida passa a valer nesta sexta-feira (14)
A medida passa a valer nesta sexta-feira (14)
Bruna Pinheiro
Por Bruna Pinheiro

Nesta quinta-feira (13) a Agência Nacional de Saúde decidiu que os convênios médicos devem cobrir testes sorológicos de Covid-19. A ação foi tomada em reunião composta pela diretoria da ANS Suplementar e passa a entrar em vigor nesta sexta-feira (14).

Em documento, a ANS informou que: "A decisão da Diretoria Colegiada, nesta quinta-feira (13/08), foi tomada após a ANS concluir análise técnica das evidências científicas disponíveis e promover amplo debate sobre o tema com o setor regulado e a sociedade".

A medida vale para o teste rápido de detecção da doença, que detecta a presença dos anticorpos IgA, IgG ou IgM no sangue do paciente, produzidos pelo organismo após exposição ao vírus. Na divulgação, a ANS explica que o procedimento "passa a ser de cobertura obrigatória para os beneficiários de planos de saúde a partir do oitavo dia do início dos sintomas, nas segmentações ambulatorial, hospitalar e referência, conforme solicitação do médico assistente".

No fim de junho, a Agência já havia incluído o teste sorológico na lista de coberturas obrigatórias dos planos de saúde, visando atender uma decisão judicial de uma Ação Civil Pública movida pela Associação de Defesa dos Usuários de Seguros, Planos e Sistemas de Saúde (Aduseps), de Pernambuco. Este teste é indicado para pacientes que tiveram sintomas da doença há mais de dez dias

Os planos de saúde são obrigados desde o mês de março a  cobrir o exame RT-PCR, responsável por identificar a presença do material genético do coronavírus, através da coleta de amostras da garganta e do nariz. Apesar disso, o teste não consegue detectar a doença em estágio inicial ou após a cura.

Sobre o autor

Bruna Pinheiro
Bruna PinheiroInternacionalista. Escrevo hoje sobre política, economia, filmes e séries. Adoro viajar e comer (não necessariamente nessa ordem). Segue lá @bpinheiro1
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: