Através de mídia estatal, China afirma que concedeu primeira patente para vacina contra COVID-19

A CanSino é a empresa responsável pelo desenvolvimento da vacina
A CanSino é a empresa responsável pelo desenvolvimento da vacina
Bruna Pinheiro
Por Bruna Pinheiro

Neste domingo (16), o governo chinês informou através do portal de notícias estatal "Diário do Povo" que a primeira patente da China para uma vacina contra COVID-19 foi concedida pela Administração Nacional de Propriedade Intelectual do país. Esta é a primeira patente concedida no país para para uma vacina contra a doença.

A patente foi solicitada para um grupo de pesquisadores formados pela equipe de pesquisa da Academia de Ciências Militares e CanSino Biologics Inc. A CanSino é uma empresa biofarmacêutica especializada em vacinas. A vacina desenvolvida, Ad5-nCOV, é uma das principais candidatas a ser aplicada.

O time de pesquisadores é liderado por Chen Wei, pesquisadora do Instituto de Medicina Militar da academia, e desenvolveram a vacina contra COVID-19 recombinante, tendo o adenovírus defeituoso modificado como vetor. Esta é a primeira vacina que foi aprovada ainda no mês de março pela China para entrar em testes clínicos.

Segundo a publicação do "Diário do Povo", a concessão de patente ocorreu no último dia 11 de agosto, em período próximo ao anúncio de vacinas em outros países, como a Rússia. Na Arábia Saudita, a vacina deve entrar na Fase 3 de testes clínicos, a última antes do registro da vacina. A CanSino informou que também negocia para lançar ensaios clínicos de Fase 3 com Rússia, Brasil e Chile.

Após os testes positivos de imunogenicidade em ratos e porquinhos-da-índia, a vacina pode ser produzida rapidamente em grande escala para lidar com um surto de COVID-19.

Outra candidata de vacina chinesa, a Coronavac, da Sinovac, já está sendo testada no Brasil, também em fase 3. 

Sobre o autor

Bruna Pinheiro
Bruna PinheiroInternacionalista. Escrevo hoje sobre política, economia, filmes e séries. Adoro viajar e comer (não necessariamente nessa ordem). Segue lá @bpinheiro1
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: