Coronavírus: Hong Kong relata primeiro caso de reinfecção no mundo

Homem da área de TI confirmou o segundo teste positivo para o vírus ao chegar de viagem da europa
Homem da área de TI confirmou o segundo teste positivo para o vírus ao chegar de viagem da europa
Marcos Henderson
Por Marcos Henderson

Um homem que retornava da Europa a Hong Kong testou positivo para coronavírus pela segunda vez, constatando o primeiro caso de reinfecção no mundo. O primeiro exame foi realizado durante a chegada do sujeito no aeroporto, e passou por contraprova na Universidade de Hong Kong, onde foi comprovado o resultado positivo através de análise da sequência genômica. 

O trabalhador da área de tecnologia da informação não desenvolveu nenhum sintoma na segunda infecção, o que pode indicar "infecção subsequente mais leve", segundo os pesquisadores. "Nossas descobertas sugerem que a SARS-CoV-2 pode persistir em humanos", disse Kwok-Yung Yuen e colegas nesta segunda-feira (24) em um artigo publicado na revista Clinical Infectious Diseases.

Embora alguns pacientes tenham testado positivo para o vírus ao longo de muitas semanas, mesmo depois que seus sintomas tenham desaparecido, os cientistas não entenderam completamente se esses casos refletem traços remanescentes do vírus ou uma nova infecção. Esta é "a primeira documentação mundial de um paciente que se recuperou de Covid-19, mas teve outro episódio de Covid-19 posteriormente", disseram os pesquisadores no comunicado. 

Expectativas globais apontam produção em massa de uma vacina ainda em 2020
Expectativas globais apontam produção em massa de uma vacina ainda em 2020
Expectativas globais apontam produção em massa de uma vacina ainda em 2020

É importante documentar casos como o descrito em Hong Kong, “mas não tirar conclusões precipitadas”, disse Van Kerkhove. Estudos que rastreiam um maior número de casos ao longo do tempo são necessários para entender melhor a qualidade e durabilidade da resposta de anticorpos neutralizantes dos pacientes recuperados ao SARS-CoV-2.

“Antes deste relatório, muitos acreditam que os pacientes recuperados de Covid-19 têm imunidade contra a reinfecção, no entanto, há evidências de que alguns pacientes têm um nível de anticorpos diminuindo após alguns meses”, disseram os pesquisadores da Universidade de Hong Kong.

Sobre o autor

Marcos Henderson
Marcos HendersonPublicitário, músico e, aqui, escrevo sobre o que as diferentes culturas têm a nos dizer. Como artista, celebro a força da arte e conto histórias do entretenimento. Twitter: @marhoscenderson
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: