Falso Negativo: Secretário de Saúde do DF é preso por fraude na compra de testes para Covid-19

Francisco Araújo está entre os sete nomes detidos nesta terça-feira, 25
Francisco Araújo está entre os sete nomes detidos nesta terça-feira, 25
Marcos Henderson
Por Marcos Henderson

A segunda fase da operação Falso Negativo emitiu mandado de prisão preventiva para o secretário de saúde do Distrito Federal, Francisco Araújo, detido na manhã desta terça-feira (25). O ex-secretário adjunto de Assistência à Saúde do DF, Ricardo Tavares Mendes, o diretor do Laboratório Central do DF, Jorge Antônio Chamon Júnior, e o assessor especial da Secretaria de Saúde do DF também estão entre os detidos. 

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) afirma que a operação tem como objetivo a desarticulação de uma suposta organização criminosa que estaria funcionando nos bastidores da Secretaria de Saúde do DF.

Polícia Civil cumpriu mandado de prisão preventiva pela manhã
Polícia Civil cumpriu mandado de prisão preventiva pela manhã
Polícia Civil cumpriu mandado de prisão preventiva pela manhã

A investigação aponta ações que fraudam a escolha específica de fornecedores para gerar um superfaturamento na compra dos testes para Covid-19, com dispensa de licitação, gerando um prejuízo de aproximadamente R$ 18 milhões aos cofres públicos, segundo o relato dos investigadores através das apurações lideradas pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e pela Procuradoria-Geral de Justiça do MPDFT. 

Francisco Araújo é apontado como um dos nomes por trás da organização, que opta pela compra de testes de baixa qualidade, que podem fornecer falsos resultados negativos. 

Deflagrada em 2 de julho, a primeira fase da operação cumpriu 74 mandados de busca e apreensão em várias regiões. Na época, uma nota de esclarecimento da Secretaria de Saúde afirmava que os testes adquiridos pela SES passavam pelo processo de registro da Anvisa e, por isso, tem "parâmetros de qualidade compatíveis com o seu uso em saúde pública".

Sobre o autor

Marcos Henderson
Marcos HendersonPublicitário, músico e, aqui, escrevo sobre o que as diferentes culturas têm a nos dizer. Como artista, celebro a força da arte e conto histórias do entretenimento. Twitter: @marhoscenderson
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: