Ator Dave Prowse, interprete de Darth Vader, morre aos 85 anos

David Prowse era ator e fisiculturista
David Prowse era ator e fisiculturista
Bruna Pinheiro
Por Bruna Pinheiro

Dave Prowse, famoso por interpretar o personagem Darth Vader da saga de filmes Star Wars, faleceu aos 85 anos sem causa divulgada por seu agente. O ator britânico conseguiu o papel graças à sua altura e porte físico de fisiculturista.

“Anunciamos, com enorme tristeza, que nosso cliente Dave Prowse faleceu ontem (sábado) aos 85 anos”, escreveu o agente, Thomas Bowington, no Facebook. Em entrevista à BBC, ele classificou o falecimento do ator "uma perda real e profundamente dolorosa para nós e milhões de fãs em todo o mundo". "Que a força esteja com ele, sempre", completou.

Com quase dois metros de altura, Prowse se consagrou como o malvado Darth Vader nos primeiros filmes da saga. Mas por ter um forte sotaque da região de Bristol, a voz do personagem ficou à cargo de James Earl Jones. 

"Ainda que ele fosse famoso por interpretar muitos monstros, para mim e para todos que conheceram Dave e trabalharam com ele, ele foi um herói em nossas vidas", afirmou o Bowington. No cinema, Nas Prowse também fez "Circo dos Vampiros", "Frankenstein and The Monster From Hell" e "Laranja Mecânica".

O ator Mark Hamill, interprete de Luke Skywalker, prestou sua homenagem ao colega de cena: "É muito triste ouvir que David Prowse faleceu. Ele era um homem gentil e muito mais do que Darth Vader. Ator, marido, pai, membro da Ordem do Império Britânico, 3 vezes campeão britânico de levantamento de peso e ícone da segurança no trânsito com o super-herói Green Cross Code Man. Ele amava seus fãs tanto quanto era amado por ele".

Em 2016, a atriz Carrie Fishier, intérprete da Princesa Leia, faleceu vítima de um infarto aos 60 anos. Já Peter Mayhew, que interpretou o gigante Chewbacca no mesmo período que os outros colegas, faleceu em 2019 após um ataque cardíaco. Mark Hamill e Harrison Ford são alguns dos poucos atores ainda vivos deste período.

Sobre o autor

Bruna Pinheiro
Bruna PinheiroInternacionalista. Escrevo hoje sobre política, economia, filmes e séries. Adoro viajar e comer (não necessariamente nessa ordem). Segue lá @bpinheiro1
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: