Olimpíadas: Rebeca Andrade conquista a medalha de prata na Ginástica Artística

A brasileira fez uma trajetória brilhante na competição e garantiu o segundo lugar no pódio em Tóquio
A brasileira fez uma trajetória brilhante na competição e garantiu o segundo lugar no pódio em Tóquio
Marcos Henderson
Por Marcos Henderson

Rebeca Andrade conquistou a medalha de prata na final individual de Ginástica Artística nas Olimpíadas de Tóquio, graças a uma campanha impecável com direito à música "Baile de Favela", que ecoou durante sua apresentação final nesta quinta-feira (29). A norte-americana Sunisa Lee ganhou o ouro, e a russa Angelina Melnikova ficou com o bronze. 

No salto, Rebeca conseguiu executar um Cheng cravado, caindo perfeitamente em cima da linha e garantindo 15,300 pontos para ficar na liderança inaugural da final individual. Depois, na barra firme, a brasileira acertou suas ligações de movimentos e conquistou 14,666, mantendo a liderança enquanto Sunisa Lee chegava na sua cola com 15,300, seguido por 14,900 de Melnikova. 

O equilíbrio na trave era definidor para Rebeca, que considera esta sua categoria menos forte. Mesmo assim, ela cravou bons movimentos e garantiu 13,666 após um recurso da equipe, que não tinha ficado satisfeita com a pontuação inicial da arbitragem. Por fim, na performance solo, Rebeca deu tudo de si e conseguiu dois pousos cravados, enquanto outros dois acabaram escapando para a faixa azul da área de execução. 

No final das contas, não teve como superar a nota de Sunisa Lee, que garantiu o ouro com 57.433, seguida pelos 57.298 de Rebeca e 57.199 de Melnikova. 

A conquista de Rebeca veio após uma série de dificuldades causadas pela pandemia de Covid-19. Ela buscava a vaga olímpica no Campeonato Pan-Americano em 2020, mas as incertezas relacionadas à realização da competição poderiam tirar as chances da brasileira participar das Olimpíadas. Mesmo assim, o Pan aconteceu, e Rebeca deu o melhor de si para conseguir o passaporte para o Japão e conquistar a prata. 

Sobre o autor

Marcos Henderson
Marcos HendersonPublicitário, músico e, aqui, escrevo sobre o que as diferentes culturas têm a nos dizer. Como artista, celebro a força da arte e conto histórias do entretenimento. Twitter: @marhoscenderson
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: