Marta discursa na eliminação do Brasil para o Canadá nas Olimpíadas de Tóquio

Marta agradeceu pela oportunidade e pediu mais valorização ao esporte feminino para as próximas gerações
Marta agradeceu pela oportunidade e pediu mais valorização ao esporte feminino para as próximas gerações
Marcos Henderson
Por Marcos Henderson

A seleção brasileira de futebol feminino foi eliminada das Olimpíadas de Tóquio em disputa contra o Canadá cujo resultado final foi definido nas cobranças de pênaltis. Uma das principais estrelas do Brasil, Marta, utilizou o momento de dor das companheiras para discursar sobre a realidade do esporte para as mulheres, dando conselhos que servem para inspirar as novas gerações a lutarem por igualdade. 

"O que eu sei é que todas que estão aqui deram o máximo! Vestimos essa camisa com muito amor! Todas somos privilegiadas!", disse a melhor do mundo, cercada por atletas brasileiras aos prantos após a eliminação inesperada para a seleção canadense. 

Em entrevista dentro de campo após o final do jogo, Marta deixou em aberto seu futuro na seleção brasileira e pediu para as pessoas não "apontarem o dedo para ninguém", adotando a postura que a definiu como capitã. "Se tiver que apontar [o dedo] para alguém apontem para mim, já estou acostumada", declarou a jogadora em bate-papo com a equipe jornalística da TV Globo. 

Marta também aproveitou para homenagear Formiga, de 43 anos, que fez sua última participação em Olimpíadas. "Falei para as meninas e falei diretamente para a Formiga que eu gostaria de ver mais uma vez aquela emoção de lutar pela medalha com ela. Mas agradeço demais por tudo que ela fez pela nossa seleção durante esses anos todos. Uma vida dedicada a esse esporte. Que todos possam enxergar da mesma maneira que estou enxergando hoje", disse Marta, emocionada. 

Sem dúvidas, a eliminação da seleção brasileira de futebol feminino foi um duro choque nesta quinta-feira (30), sobretudo porque a equipe liderada por Pia Sundhage aparecia como uma das grandes favoritas ao pódio, brigando diretamente pela medalha de ouro. 

Sobre o autor

Marcos Henderson
Marcos HendersonPublicitário, músico e, aqui, escrevo sobre o que as diferentes culturas têm a nos dizer. Como artista, celebro a força da arte e conto histórias do entretenimento. Twitter: @marhoscenderson
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: