TikTok | Ferramenta de tradução simultânea promete quebrar barreiras

Ferramenta fará a tradução simultânea de audios e textos dos vídeos.

TikTok lança ferramenta de tradução simultânea em seu aplicativo. Fonte: Divulgação/TikTok
TikTok lança ferramenta de tradução simultânea em seu aplicativo. Fonte: Divulgação/TikTok
Samuel Zadoque
Por Samuel Zadoque

A empresa dona do aplicativo TikTok lançou nesta quinta-feira (21) uma ferramenta capaz de traduzir simultaneamente áudios e textos na tela do usuário. Segundo a plataforma, a medida foi tomada para que não haja nenhum tipo de barreira linguística para os consumidores do app.

A nova função disponibiliza a tradução para nove idiomas, são eles: inglês, português, alemão, indonésio, italiano, coreano, mandarim, espanhol e turco. Os idiomas não foram escolhidos ao acaso, mas sim por estes locais serem os maiores consumidores do aplicativo.

No momento apenas vídeos selecionados possuem esta ferramenta, porém, a expectativa é de que logo haverá a expansão para novos idiomas nos próximos meses.

Ainda não são todos os celulares que possuem a tecnologia das legendas, porém o usuário pode checar se o recurso está disponível da seguinte forma:

Primeiramente entrar em seu perfil, e clicar nas “três listras” no canto superior direito da tela, logo após selecionar a opção “Configurações e Privacidade” e em seguida “idioma”, já dentro deste menu, a opção “Exibir traduções automáticas” deverá ser marcada.

Desde o ano passado o app já possui legendas, porém, elas são realizadas ainda no idioma nativo do vídeo, podendo descrever os acontecimentos no vídeo, e/ou os textos utilizados, a plataforma aderiu a essa ferramenta com o intuito de tornar seu conteúdo mais acessível.

A empresa afirma que as soluções aproximam as pessoas através do entretenimento compartilhado, resultando num conteúdo global e acessível independentemente do idioma falado, ou do local onde o usuário se encontre.

Ferramenta promete unir conteúdos de todo o globo. Fonte: Divulgação/TikTok
Ferramenta promete unir conteúdos de todo o globo. Fonte: Divulgação/TikTok
Ferramenta promete unir conteúdos de todo o globo. Fonte: Divulgação/TikTok

Em sua página, a rede social afirma que está comprometida em investir em atualizações que celebrem a diversidade e o bem-estar para todos que utilizarem o app. Na continuação do texto, o TikTok afirma que depende do feedback de seus usuários para a expansão desta ferramenta.

O aplicativo surgiu no ano de 2014 ainda com o nome de musical.ly, desenvolvido por uma empresa chinesa, e tinha como foco apenas a dublagem de músicas por seus usuários. Em 2017 a Byte Dance comprou o musical.ly transformando-o em TikTok e difundindo o aplicativo internacionalmente.

Em 2019 o aplicativo foi baixado cerca de 750 milhões de vezes, cerca de 3,5 vezes a população do nosso país. Hoje a empresa responsável pela rede social chinesa vale cerca de 140 bilhões de dólares, algo em torno dos 678 bilhões de reais.

Sobre o autor

Samuel Zadoque
Samuel ZadoqueProfessor, músico, amante da arte, da cultura geek e de tecnologias em geral, sempre buscando dar o meu melhor em tudo o que faço e buscando inspirações em tudo a minha volta. Acredito numa acessibilidade geral do conteúdo.
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: