WhatsApp lança nova ferramenta e planeja revolucionar o mercado

Aplicativo é resultado da parceria com a empresa JioMart.

WhatsApp cria nova ferramenta com foco em compras. Fonte: Divulgação/WhatsApp
WhatsApp cria nova ferramenta com foco em compras. Fonte: Divulgação/WhatsApp
Samuel Zadoque
Por Samuel Zadoque

O WhatsApp anunciou recentemente uma nova funcionalidade ao seu aplicativo. A inovação é fruto da parceria com a JioMart, adquirida recentemente pela Meta. A atualização, que será testada primeiramente na Índia, fará com que os usuários façam suas compras sem sair da rede social.

A notícia foi dada pelo CEO da Meta, Mark Zuckerberg, através de sua conta no Facebook. A JioMart faz parte das empresas Jio Platforms da Reliance Industries, que como dito anteriormente, foi comprada pela empresa dona do Facebook em uma transação bilionária feita no ano de 2020.

A nova funcionalidade permite que o usuário compre mantimentos e outros produtos domésticos e os pague sem sair do aplicativo. A possibilidade de compras através do programa é um objetivo almejado há muito tempo por Mark.

Novidade é uma parceria com a rede de supermercados indiana. Fonte: Divulgação/WhatsApp
Novidade é uma parceria com a rede de supermercados indiana. Fonte: Divulgação/WhatsApp
Novidade é uma parceria com a rede de supermercados indiana. Fonte: Divulgação/WhatsApp

O CEO afirma que esta é uma oportunidade única de negócios, e que já existem planos de expansão para outras regiões com mercados emergentes como o Brasil. Mark também abordou como funcionará o novo método, segundo ele, as pessoas escolherão os produtos e, através de um chat automatizado, poderão pagar e acompanhar a entrega de seus artigos.

Caso chegue ao Brasil, o app terá grandes concorrentes como, por exemplo, o iFood, que no ano passado teve um lucro operacional (ou seja, descontando todas as despesas), de aproximadamente 10 Milhões de dólares.

A finalidade da inovação é tornar o aplicativo mais amplo para seus usuários. No entanto, o WhatsApp tem grandes concorrentes à sua frente, como o já citado iFood, Rappi, Uber Eats e 99 Food, nomes consolidados no mercado e que oferecem uma vasta possibilidade de restaurantes e outros comércios, tornando mais trabalhosa a inserção dentro deste nicho.

O aplicativo ainda está em fase de testes na Índia, e ao que tudo indica, ainda este ano será lançado em outros países.

Sobre o autor

Samuel Zadoque
Samuel ZadoqueProfessor, músico, amante da arte, da cultura geek e de tecnologias em geral, sempre buscando dar o meu melhor em tudo o que faço e buscando inspirações em tudo a minha volta. Acredito numa acessibilidade geral do conteúdo.
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: