TikTok: Biden assina lei que proíbe o aplicativo em aparelhos do governo

Banimento acontece após sérias acusações de espionagem.

Biden proíbe tiktok em aparelhos relacionados ao governo dos EUA. Fonte: Divulgação/TikTok e Reprodução/YouTube
Biden proíbe tiktok em aparelhos relacionados ao governo dos EUA. Fonte: Divulgação/TikTok e Reprodução/YouTube
Samuel Zadoque
Por Samuel Zadoque

O TikTok é uma das maiores redes sociais do mundo, com mais de 175 milhões de downloads somente em 2022, o aplicativo já é referência quando se fala em programas deste estilo. No entanto, o software vem sofrendo graves denúncias pelo governo dos EUA. O presidente do país Joe Biden assinou o projeto de lei omnibus com mais de 4.000 páginas que incluem proibições ao uso do TikTok em qualquer tipo de aparelho vinculado ao governo.

A justiça americana afirma que funcionários da ByteDance, empresa responsável por gerir o TikTok, obtiveram dados pessoais relacionados a jornalistas americanos. A plataforma tentou negar de todas as formas, porém, informações comprovaram o ato, entre os hackeados estão um jornalista do BuzzFeed News, um repórter do Financial Times, além de pessoas relativamente próximas aos jornalistas.

A partir da sanção do projeto de lei, a Administração de Serviços Gerais e o Escritório de Gerenciamento e Orçamento do Governo estabelecerão regras e diretrizes para a remoção do TikTok de todo e qualquer dispositivo emitido pelo governo até fevereiro de 2023. No entanto, a legislação traz algumas exceções, permitindo que funcionários do congresso, assim como funcionários eleitos e policiais, possam continuar utilizando o aplicativo.

Banimento pode também ter causas geopolíticas. Fonte: Divulgação/TikTok
Banimento pode também ter causas geopolíticas. Fonte: Divulgação/TikTok
Banimento pode também ter causas geopolíticas. Fonte: Divulgação/TikTok

Os EUA não são o primeiro local a tomar esta decisão, estados como Alabama, Geórgia, Iowa, Kansas, Maryland, Nebraska, New Hampshire, Dakota do Norte, Oklahoma, Carolina do Sul, Dakota do Sul, Texas, Utah e Virgínia já haviam tomado esta decisão anteriormente. A decisão partiu de um alerta enviado pelo diretor do FBI, Chris Wray, que sugeriu a utilização do aplicativo para espionagem, colocando em risco a vida de vários cidadãos.

Outro fator que contribui para o banimento do aplicativo é a constante disputa ideológica e geográfica entre os Estados Unidos e a China. Em 2020, o ex-presidente Donald Trump já havia tentado uma proibição nacional do aplicativo, porém, ela não foi aceita. Logo após, Trump proibiu quaisquer tipos de negociações entre empresas americanas e o programa.

O TikTok ainda não se pronunciou publicamente sobre o assunto, no entanto, é esperado que a ByteDance tente manter o funcionamento do app em território americano, uma vez que grande parte do seu público alvo se encontra no país.

Sobre o autor

Samuel Zadoque
Samuel ZadoqueProfessor, músico, amante da arte, da cultura geek e de tecnologias em geral, sempre buscando dar o meu melhor em tudo o que faço e buscando inspirações em tudo a minha volta. Acredito numa acessibilidade geral do conteúdo.
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: