Notícias

Deputado Carlos Minc quer proibir venda de rojões com alto poder ofensivo

Diário 24 Horas
Atualizado há quase 5 anos
Deputado Carlos Minc quer proibir venda de rojões com alto poder ofensivo

O deputado Carlos Minc (PT) quer proibir a venda de artefatos explosivos com alto poder ofensivo no Rio de Janeiro, apresentando projeto de lei, ele espera que a aprovação ocorra antes do Carnaval. O rojão que matou o cinegrafista Santiago Andrade era de categoria “D”, tinha 60 gramas de pólvora e só poderia ser vendido para maiores de 18 anos.

"O projeto não proíbe todos os fogos; alguns são inofensivos. Ele proíbe aqueles que têm poder ofensivo de matar uma pessoa. A carga de pólvora ou explosivo será definida pela Secretaria Estadual de Segurança", disse Carlos Minc.

"Não é possível alguém entrar em uma loja para comprar uma caixa desses explosivos e apontar para a cabeça de alguém", afirmou Carlos lembrando o caso em que um torcedor do Corinthians disparou um sinalizador contra torcedores do San José, durante uma partida na Bolívia, matou um jovem de 14 anos, em fevereiro do ano passado.

"A questão é a seguinte, não podemos banalizar o uso dos artefatos, se pode estourar o cérebro de uma pessoa a vários metros de distância, não pode qualquer um chegar e sair com 10 desses embaixo do braço." O projeto será avaliado sob à Comissão de Constituição e Justiça e, se aprovado, poderá seguir em regime de urgência para votação na Assembleia Legislativa.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Mais sobre

política