NASA anuncia missão para procurar vida em Lua de Júpiter

NASA anuncia missão para procurar vida em Lua de Júpiter
Diário 24 Horas
Por Diário 24 Horas

A NASA anunciou que irá buscar indícios da existência de vida em Europa, a lua de Júpiter. O plano é enviar uma sonda robótica para um dos locais vizinhos mais promissores para a existência de vida fora da Terra, que há tempos discute-se ser um possível abrigo de possíveis condições de haver algum tipo de vida, ainda que seja apenas uma projeção.

Europa é uma lua coberta de gelo que acredita-se haver um grande oceano de água líquida sob esta mesma camada de gelo. Em 2013 astrônomos anunciaram ter encontrado vapor de água saindo de Europa, aumentando o interesse e as chances de encontrar algum tipo de vida na lua jupteriana.

O anúncio veio na forma de uma referência curta e rápida feita pelo administrador da agência, Charles Bolden, durante a apresentação da proposta de orçamento da NASA para 2015.

Charles disse que o orçamento da instituição de pesquisa também inclui verbas para missões a Marte e a formulação de um projeto para uma missão para a lua de Júpiter. São apenas US$ 15 milhões para iniciar o projeto, o que é suficiente para analisar as diversas propostas já feitas para a missão, que não deverá ir ao espaço antes de 2020.

Resta saber se os orçamentos futuros garantirão recursos para uma missão desse porte: enviar um robô a Júpiter sairá muito mais caro do que enviar um robô a Marte.

O plano também se estende a incluir missões para visitar simultaneamente várias luas, missões específicas para Europa e missões específicas para Encélado, outra lua de Júpiter de grande interesse de estudo. A principal candidata no páreo é uma sonda robótica ainda sem nome, que deverá pousar em Europa e tentar perfurar sua camada superficial de gelo.

Outra candidata é a Europa Clipper, que não teria um módulo de pouso, mas faria vários sobrevoos rasantes em Europa, em altitudes variando de 2.700 a meros 25 quilômetros.

Serão necessários ainda vários anos até que se defina a missão e a sonda seja construída. Dentre os desafios técnicos e a radiação intensa de Júpiter, um dos maiores desafios será manter o interesse financeiro nas missões e também bastante paciência até que a sonda chegue a planeta, já que a última enviada levou nada menos que seis anos para chegar até lá. 

Informações do blog Astronomia Hoje.

Sobre o autor

Diário 24 Horas
Diário 24 HorasEquipe de redação do Portal Diário 24 Horas. @diario24h
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: