Nasa pretende levar homem a Marte em 2030

Nasa pretende levar homem a Marte em 2030
Diário 24 Horas
Por Diário 24 Horas

A Nasa apresentou proposta de orçamento ao congresso norte-americano prevê um valor de 17,5 mil milhões de dólares, que permitirá à agência norte-americana de prosseguir com o seu programa espacial e manter ativas as missões programadas em várias frentes, incluindo missão para levar o homem a Marte.

O valor traz alguns cortes, mas também cria espaço para novas missões: traduz uma redução de 186 milhões de dólares relativamente a 2013 e uma quebra ainda maior, comparativamente às verbas disponíveis para 2012. 

Missões como a do telescópio SOFIA são afetadas pela reafectação de verbas, mas em contrapartida a NASA garante os recursos necessários para preparar uma missão que vai procurar sinais de vida na Europa, uma lua de Júpiter onde os indícios de água tornam provável a existência de vida. Esta missão só será lançada em 2020 mas o orçamento para 2015 contempla já 15 milhões de dólares para começar a preparar o projeto. 

Também ficam asseguradas as condições para continuar a avançar com todos os preparativos necessários para levar humanos a Marte em 2030. A revelação foi feita por Charles Bolden, diretor da NASA. 

 Nos últimos seis anos a administração Obama investiu 100 milhões de dólares no programa espacial, apesar dos cortes em orçamentos em relação a anos anteriores.

Sobre o autor

Diário 24 Horas
Diário 24 HorasEquipe de redação do Portal Diário 24 Horas. @diario24h
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: