Candidatos que ainda não concluiram o ensino médio só irão acessar notas do Enem em março

O exame foi considerado um dos mais difíceis desde sua criação

Candidatos que ainda não concluiram o ensino médio só irão acessar notas do Enem em março
Diário 24 Horas
Por Diário 24 Horas

Se você ainda não concluiu o ensino médio e mesmo assim prestou o Enem, em 2015, saiba que terá de aguardar um pouco mais conseguir visualizar as notas do exame. Hoje, 08 de janeiro, foram divulgadas somente os resultados dos participantes maiores de idade ou que já concluíram o ensino médio, de acordo com o Inep, orgão ligado ao MEC.

O instituto divulgou uma nota afirmando que os “treineiros” de plantão terão de ter paciência. “O resultado do Enem para fins exclusivos de autoavaliação de conhecimentos do participante menor de 18 anos no primeiro dia de realização do Exame, e que concluirá o ensino médio após 2015, serão divulgados dia 08 de março de 2016”. A prioridade aos maiores de 18 anos que ainda não concluíram o ensino médio se dá porque esses candidatos buscam no Exame Nacional do Ensino Médio uma oportunidade de adquirirem seu diploma de conclusão. Quanto aos que já concluíram é pela necessidade das notas para adentrarem as faculdades e universidades.

O “G1” procurou o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira e assessoria informou que esse resultado já estava previsto no edital e que nenhuma alteração foi feita. Os candidatos mais afoitos estão desde a madrugada aguardando a liberação do acesso ao sistema de consulta às notas no site da instituição.

Muitas pessoas que participaram do exame tiveram dificuldades para acessar as notas. Em relação a isso, por volta das 15h de hoje (08), o Inep informou ao “G1” que o resultado  será divulgado ainda hoje, mas que nesta tarde ainda trabalhava na publicação do sistema de consulta de notas. O orgão nega qualquer problema com o sistema e que já tinha como limite de horário para disponibilizar os resultados até as 23h59 desta sexta-feira.

O resultado será utilizado na disputa por vagas em universidades públicas: já na segunda-feira (11) o Ministério da Educação (MEC) abre a primeira edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) em 2016. Serão 228 mil vagas em 131 instituições públicas de ensino superior, que já podem ser pesquisadas no site do Sisu. Os programas federais do Prouni e Fies também exigem nota do Enem.

Os alunos poderão conferir apenas as notas das provas das quatro áreas de conhecimento e da redação. O espelho da redação também deve ser divulgado, de acordo com uma decisão da Justiça Federal, mas o Inep ainda tem prazo para recorrer. Em até 60 dias o texto digitalizado e as anotações dos avaliadores serão divulgados, conforme o Instituto havia divulgado.

O Enem de 2015 foi considerado, por muitos professores, como o mais difícil desde sua criação. A edição do ano passado do exame foi marcada por polêmicas e alguns avanços, além de não ter registrado nenhuma ocorrência grave contra a segurança da prova, como foi visto em anos anteriores, mesmo assim 740 candidatos foram eliminados.

O tema da redação foi muito elogiado, a escolha destacou a permanência da violência contra as mulheres na sociedade e foi motivo para debates fervorosos fora da prova e dentro das redes sociais também. O assunto sobre o feminismo e afins arrecadou cerca de 3,7 milhões de postagens no Twitter gerados pelo Enem.

A edição 2015 também teve o reajuste da taxa de inscrição, que subiu após 11 anos, de R$ 35 para R$ 63, e foi motivo de reclamação por parte de muitos participantes da prova. Entre as mudanças, o MEC também diminuiu o acesso à gratuidade, suspendeu o envio do cartão de inscrição pelos Correios, os candidatos tinham de buscar os mesmo no site da instituição, e buscou diminuir custos com a prova por conta da crise, além de admitir que transexuais usassem seus nomes sociais ao invés do de nacimento.

Sobre o autor

Diário 24 Horas
Diário 24 HorasEquipe de redação do Portal Diário 24 Horas. @diario24h
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: