Saiba como pedir a isenção da taxa de inscrição do Enem 2021

Para garantir a isenção da taxa de inscrição, é necessário pertencer a uma das categorias pré-definidas pelo Inep
Para garantir a isenção da taxa de inscrição, é necessário pertencer a uma das categorias pré-definidas pelo Inep
Marcos Henderson
Por Marcos Henderson

O Enem 2021 já abriu a página do participante para os pedidos de isenção da taxa de inscrição. De acordo com o edital do Exame Nacional do Ensino Médio deste ano, o prazo para garantir a isenção se estende até o dia 28 de maio. As datas de aplicação da prova ainda não foram divulgadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Como pedir a isenção do Enem 2021?

Para conseguir obter a isenção da taxa de inscrição no Enem 2021, é necessário pertencer a algum dos perfis válidos segundo o edital. Confira a seguir quais perfis podem obter a isenção:

  1. Estudantes matriculados no último ano do ensino médio na rede pública; 
  2. Estudantes que completaram o ensino médio em escolas públicas ou como bolsistas integrais em escolas particulares. O requisito principal dentro desta categoria é possuir renda mensal familiar per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo. 
  3. Estudantes inscritos no CadÚnico em vulnerabilidade econômica. 

O resultado do pedido de isenção será divulgado em 9 de junho, com prazo entre 14 e 16 de junho para o aluno recorrer a um eventual pedido negado. 

Vale ressaltar que os estudantes que obtiveram o benefício no ano passado e não compareceram à prova devem justificar a ausência, apresentando documentos como boletins de ocorrência, certidão de casamento, certidão de óbito, certidão de nascimento, mandados de prisão, atestados médicos, declaração de exercício de atividade profissional e declaração de atividade curricular, que atestem que o candidato não pôde comparecer à prova por motivos comprováveis. 

Sobre o autor

Marcos Henderson
Marcos HendersonPublicitário, músico e, aqui, escrevo sobre o que as diferentes culturas têm a nos dizer. Como artista, celebro a força da arte e conto histórias do entretenimento. Twitter: @marhoscenderson
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: